Recebemos uma impressora 3D da FlashForge, modelo Finder para testar. Eles nos perguntaram qual seria o melhor modelo para testar, então a resposta de prontidão nossa foi: Eu quero a impressora de mais fácil manuseio e que esteja dentro do orçamento dos brasileiros.

A Finder é o modelo de entrada das impressoras 3D da fabricante chinesa FlashForge. Neste vídeo você vai ver como iniciar a criação de objetos 3D, como imprimir projetos criados e onde encontrar coisas prontas para baixar, além é claro de mostrar as configurações e tudo que essa belezinha pode criar.

Começando a conhecer impressão 3D:

Não tenho conhecimento algum em objetos 3D, não sei como pegar algo e colocar para imprimir, o que devo fazer?

O início de fato é complicado, a menos que você queira baixar projetos prontos da internet, e eles estão aos montes por aí, você terá que aprender a modelar os objetos que quiser. Aqui a gente criou objetos para uso do dia a dia, imprimiu letreiros e também baixamos alguns modelos prontos como o Baby Groot.

Baby Groot - impresso na Impressora 3D Finder FlashForge
Baby Groot - impresso na Impressora 3D Finder FlashForge

Galeria de fotos da impressora

A impressora 3D FlashForge
Base da impressora
Extrusora
Conectividade
Painel com tela e sistema Android
Base com objeto
Filamento PLA vendido em metro
Objeto impresso
Motor de eixo
Motor de eixo 2

Como encontrar modelos prontos para baixar e imprimir?

Para começar, vamos mostrar onde você pode encontrar objetos. O site Thingiverse é sem dúvidas o maior em projetos gratuitos para download. Ele conta com categorias, além da busca que facilita encontrar por palavra-chave o objeto que você quer. Aqui por exemplo encontramos um modelo de aba do teclado sem fio da Microsoft nosso que havia quebrado. Sim, legal né você imprimir uma peça que estava quebrada. Claro que nem sempre você vai encontrar um objeto, mas existem muitos produtos por aí com as peças sobressalentes prontas para download. O site libera o arquivo no formato pronto para impressão.

Para imprimir, você precisa baixar o aplicativo FlashPrint, da própria FlashForge.

Logo após você precisa de um arquivo para carregar na impressora, então o site ThingVerse é uma opção.

Thingverse
Thingverse

Basta pegar o arquivo e ir em Load (carregar), escolha o arquivo e pronto.

Load do aplicativo FlashPrint
Load do aplicativo FlashPrint

Ele vai carregar o objeto para dentro do cubo de 14cm³, espaço da capacidade total da impressora.

Modelo 3D importado e posicionado
Modelo 3D importado e posicionado

Atente-se agora para o seguinte, precisa deixar os pés ou a base do que você for imprimir posicionado no valor 0,00mm no eixo Z. Senão o que vai acontecer é que a extrusora, bico da impressora 3D vai começar a jorrar o filamento sem sentido e não vai imprimir de forma correta.

Posicionamento zero no eixo Z
Posicionamento zero no eixo Z

Extrusora (bico de impressão) da Finder FlashForge
Extrusora (bico de impressão) da Finder FlashForge

Esse projeto que é um suporte para celular vai legar cerca de 3:40 minutos para ficar pronto e utilizar 48g de filamento. Você pode calcular o preço da peça levando em conta que 1Kg de filamento custa em torno de 100 reais. Essas 48g seriam cerca de 50 centavos para ser construída.

Um Kg leva tempo para gastar, literalmente. A impressora imprime de forma vagarosa, e existem opções de qualidade de impressão, assim como você via na sua impressora jato de tinta. Quando mais qualidade, mais tempo leva e nesse caso o filamento fica mais fino, assim serão necessárias mais camadas para completar o objeto, entendeu.

Como modelar um objeto 3D para imprimir

Certo, agora que você viu como é relativamente fácil encontrar coisas prontas para download, podemos passar para o passo de criar seu objeto. Para isto, existe a forma fácil e menos profissional, que são modeladores online de com poucas opções, há formas geométricas que ao combinarem geram uma objeto final e vai muito da sua criatividade em construir algo. Também temos os programas profissionais de modelagem, que é mais ou menos o processo de você nunca ter entrado no photoshop e se deparar com aquela infinidade de opções na sua frente. Sim, foi mais ou menos essa sensação que tive ao abrir um deles.

Um dos sites para modelar online que recomendo é o Tinkercad da Autodesk, empresa que domina o mundo da modelagem. Ali você faz uma conta, e pode manter seus projetos online.

Tinkercad
Tinkercad

Esse é um projeto que fiz, onde juntei dois clampers de celular em uma peça para construir o aparelho que usamos para gravar o batalha de câmeras.

Projeto criado para o holder de celulares
Projeto criado para o holder de celulares

A primeira versão não ficou lá tão boa, seria melhor eu ter feito algo fixo, sem parafusos, estamos trabalhando em cima desse novo projeto. Mas funciona.

Foto do Holder: Sim ficou meio ruim o primeiro modelo, mas funciona
Foto do Holder: Sim ficou meio ruim o primeiro modelo, mas funciona

O software profissional que indico é o Fusion 360, adivinha de que marca? Autodesk.

Nos dois casos você pode baixar os projetos do Thingverse e importar para o seu novo projeto, fazer modificações, cortes e muito mais. Basta perder algum tempo para aprender.

As especificações da Finder

A finder usa extrusora para derreter o filamento que é feito do material PLA. Esse material é mais simples, ele não precisa manter temperatura alta, por isso que a Finder é aberta, diferente de outras impressoras que usam Filamento Abs, que requer manter o ambiente de impressão quente.

Filamento PLA em KG
Filamento PLA em KG

A finder começa imprimir de baixo pra cima, óbvio né? Ela faz cada camada por vez. Peças que tem hastes ou mesmo coisas que fogem muito do corpo, como esse dragão, exigem que sejam adicionados suportes, esses suportes você precisa depois quebrar eles ou cortar e fazer um acabamento no projeto. Sim, é trabalhoso, mas necessário. Um boneco por exemplo, não poderia ficar com os braços abertos e ter a impressão sem que eles caiam. O programa de impressão faz esses suportes de forma automática na hora de imprimir, o que ajuda bastante os iniciantes.

Bem, ela conta com um display touch screen que roda Android e conta com internet, afinal você vai enviar os arquivos pela rede, ou pode espetar um pendrive com os arquivos lá.

Especificações técnicas:

  • 1 extrusora de diâmetro 0.4mm
  • Temperatura máxima de derretimento: 240ºC
  • Velocidade de impressão 10 a 100mm/s
  • Filamento do tipo PLA
  • Volume de impressão: 140*140*140mm
  • Espessura da camada: 0.1mm-0.4mm
  • Tamanho da impressora: 420*420*420mm (42cm³)
  • Peso: 11Kg
  • Energia de entrada: 100-240V
  • Consumo: 60w
  • Armazenamento interno: 8Gb
  • Barulho máximo: 50dB
  • Temperatura de uso aconselhado: 18-30ºC

Perguntas e respostas sobre a Finder 3D

Agora que você viu todas as especificações dela, vamos responder algumas perguntas:

Qual o tamanho máximo do objeto?

Como já disse, ela imprime objetos de até 14cm cúbicos, ou seja, são 14cm de largura, 14 cm de espessura e 14 cm de altura.

Posso fazer objetos maiores que os 14cm³?

Pode, basta criar mecanismos de encaixes que você vai até onde o filamento aguentar.

O filamento pode ser colorido?

Sim, existem diversas cores. Basta você saber o que quer imprimir. A troca é simples e intuitiva.

Posso imprimir com duas ou mais cores?

Pode, contanto que você esteja monitorando para saber a hora de trocar o filamento, ela não tem essa opção de troca automática.

Posso deixar imprimindo a noite?

Não, o processo segundo o manual diz que você precisa ficar junto da máquina, ou monitorando ela de tempo em tempo. Uma vez ela descolou o objeto da base e ficou imprimindo por uns 15 minutos sem organização nenhuma, foi filamento fora e fez uma lambança.

Ela consome muita energia?

60w. Isso, vai consumir em uma hora 60w/h. Ou seja precisa de mais de 16 horas para consumir 1Kw, que atualmente custa na faixa de até 1 real. Consome o mesmo que uma lâmpada incandescente.

Qual o valor da Finder?

Ela atualmente custa na faixa dos R$ 2.300 a R$ 2600 reais. Você pode comprar nas lojas de varejo aqui do Brasil, indicamos a venda na TerabyteShop.

Tem mais dúvidas sobre impressora 3D, deixe aí nos comentários que iremos respondê-los.

Gostou desse conteúdo aqui com impressoras 3D, curte essas tecnologias diferentes e gostaria de ver mais por aqui, compartilhe essa matéria com seus amigos.