Um problema potencial para muitos usuários de óculos RV é o fato de que eles tem uma distância fixa dos olhos, e são projetados para funcionar melhor em pessoas com visão perfeita. Então, como fica quem usa óculos? A boa notícia é que, se você é míope, há algumas coisas simples que os usuários de óculos podem fazer para aproveitar a experiência da realidade virtual tanto quanto qualquer outra pessoa.

A realidade virtual tem deixado de ser uma tecnologia maravilhosa e distante do nosso dia a dia, para se tornar algo ao alcance de muitos brasileiros. Os óculos de realidade virtual estão aí, e hoje em dia, a realidade virtual está recebendo muitos novos adeptos. Não há nada mais emocionante do que assistir a um vídeo ou jogar um game com o óculos VR e um fone de ouvido. Mas, como usá-lo quando você já usa óculos de grau? Aqui separamos ótimas dicas e truques para aproveitar ao máximo o seu óculos VR sem abrir mão do óculos de grau.

Como usar um óculos VR com óculos de grau?óculos VR

Aqui estão algumas dicas para executar a melhor experiência de RV de todos os tempos!

Óculos de grau e óculos VR
Óculos de grau e óculos VR

Não retire seus óculos de grau

Se possível, não remova seus óculos para jogar no óculos VR. A maioria dos dispositivos VR são construídos com espaço suficiente para que os míopes possam facilmente usar seus óculos e poder ver nitidamente as imagens da realidade virtual.

Se você tentar usar sem seus óculos de grau, você não vai ver claramente a imagem do jogo, e isso pode alterar a forma como você joga. Como você ajusta o óculos VR usando a imagem desfocada, não usar os óculos durante o jogo dificultará ainda mais esse ajuste.

A única ressalva para isso é se você tem um grau leve de miopia, hipermiopia ou astigmatismo. Se você usa óculos com um grau baixo, ou se você não precisa usá-los o tempo todo, você pode conseguir enxergar o suficiente apenas ajustando a distância focal e o IPD no seu óculos VR. 

Então, novamente, nem todos os Óculos VR oferecem essas opções. Para a melhor experiência de ver claramente, tente usar seus óculos enquanto estiver jogando em VR.

Ajuste o óculos ao gadget VR

Quando colocar o óculos VR pela primeira vez, certifique-se de que haja bastante espaço entre eles e a objectiva. Isso garante que sua experiência seja confortável e você pode ajustá-lo facilmente.

Dependendo do óculos VR, você pode ajustar a distância focal e o IPD para obter um bom ajuste, mas o que está acontecendo dentro do óculos VR não é a única coisa importante. Ao contrário de outros usuários, quem usa óculos de grau têm dois acessórios diferentes pressionados contra nossos rostos.

Isso significa que você deve ter um cuidado especial ao ajustar o óculos VR, além de garantir que seus óculos fiquem estáveis ​​em seu rosto. Se eles escorregarem no seu nariz, você não poderá ajustá-los com um óculos VR no seu rosto. Da mesma forma, se o óculos VR estiver muito apertado em volta da cabeça, você poderá ter uma dor de cabeça ao pressionar os óculos contra a ponte do nariz.

Certifique-se de que seus óculos estão limpos e ajustados

As pessoas que usam óculos estão enxergando através de dois pares de lentes quando usam o óculos VR. Ao mesmo tempo em que se certifica de que o VR está bem ajustado, e de que você pode ver perfeitamente o que está acontecendo dentro do VR, se os seus óculos estiverem constantemente deslizando pelo nariz, você não terá uma experiência agradável.

É por isso que sugerimos que você tenha certeza de que seus óculos estão bem ajustados. O que queremos dizer é que, quando você colocar o VR no rosto, não conseguirá mais mexer no óculos de grau. Na realidade virtual você estará constantemente olhando em volta.

Isso também significa que as lentes de seus óculos precisarão estar bem limpas. A maneira mais fácil de garantir isso é dar a eles uma rápida limpeza antes de colocar o óculos VR no seu rosto. Então você não vai passar pelo processo desagradável, de começar a usar o VR e perceber que seu óculos está sujo.

Use um fone de ouvido confortável

Fone de ouvido e óculos VR
Fone de ouvido e óculos VR

Para ter a melhor experiência de RV, um fone de ouvido de qualidade e confortável, que consiga se ajustar ao óculos de grau e óculos VR é fundamental. E nem sempre isso é fácil, já que seus óculos de grau usam suas orelhas como suporte, e você precisará pressionar o fone de ouvido contra as orelhas. Há muitas opções para escolher, desde soluções econômicas, para usuários casuais, até headsets sofisticados para gamers apaixonados. 

Você até pode comprar um fone de ouvido mais barato, mas ele provavelmente não lhe dará o conforto necessário para aproveitar completamente sua experiência RV imersiva. Se você quiser ter uma experiência sem nenhum desconforto, compre um fone de ouvido confortável o suficiente para ter uma experiência inigualável.

5 melhores fones para jogos por menos de R$300

Existe uma solução?

Embora a realidade virtual certamente funcione para usuários de óculos, de forma realista, simplesmente usar óculos de realidade virtual por cima dos óculos é uma solução no estilo "gambiarra". No entanto, em breve tudo isso poderia mudar.

Alguns óculos VR, como o Oculus Rift, vêm com vários conjuntos diferentes de lentes intercambiáveis ​​que tentam ajustar os níveis comuns de miopia. No entanto, a EyeNetra, uma empresa que criou tecnologia para oferecer testes de visão baseados em smartphones, planeja dar um passo adiante. 

Eles estabeleceram sua visão na criação de telas de realidade virtual que podem atender às necessidades específicas de visão de usuários individuais. No entanto, ainda não há nenhuma projeção de quando esses equipamentos podem chegar ao mercado.