Se você é apaixonado por tecnologia, assim como eu sou, deve ter muita vonta de comprar um óculos de realidade virtual (se é que ainda não fez isso). Mas, qual o melhor óculos VR para você? Neste artigo, vamos analisar dois dispositivos muito bem conceituados, e entender as diferenças entre eles. Estamos falando do Oculus Rift e do Samsung Gear VR. 

Oculus Rift ou Samsung Gear VR?

O Oculus Rift precisa de um PC para rodar, enquanto o Samsung Gear VR oferece uma experiência de realidade virtual sem fio. Mas qual a diferença entre esses dispositivos? Nós temos todas as informações que você precisa saber. 

Design

  • Samsung Gear VR: 207 mm x 120 mm x 99 mm, pesando 345 g, 64 GB de armazenamento integrado e slot MicroSD
  • Oculus Rift: 391 mm x 165 mm x 307 mm, pesando 460 g

Cada um desses headsets de realidade virtual oferece recursos de design ligeiramente diferentes. Eles oferecem uma experiência VR ligeiramente diferente, eo  que você escolher dependerá dos resultados que você procura. 

Samsung Gear VR

O Samsung Gear VR tem um fone de ouvido que é alimentado principalmente por um smartphone. Como o Google Cardboard e o Google Daydream, o Samsung Gear VR é um dispositivo de realidade virtual que requer um smartphone para funcionar.

Este fone de ouvido funciona com um número limitado de dispositivos, incluindo o Samsung Galaxy S9, S9 Plus, Note 8, S8, S8 Plus, S7, S7 Edge, Note 5, S6 Edge, S6 Plus, A8 e A8 Plus. 

Conectar um desses smartphones ao dispositivo dá acesso a uma variedade de jogos e aplicativos do Gear VR, que atualmente inclui mais de 1.000 experiências. Como o Samsung Gear VR funciona com o smartphone, ele funciona tanto em redes Wi-Fi quanto com dados móveis. O Gear VR inclui 64 GB de armazenamento e um slot para cartão MicroSD, permitindo aumentar sua capacidade. Além disso, o Samsung Gear VR vêm com um único controle para controle no jogo. 

Oculus Rift

O Oculus Rift é atualmente o principal aparelho VR oferecido pela Oculus. Este equipamento de realidade virtual requer um PC gamer para ser executado. É o óculos VR mais caro, mas também oferece a melhor experiência de RV, com acesso a diversos títulos e aplicativos de jogos. 

Com o rastreamento em escala, também é o óculos VR mais imersivo, permitindo a liberdade de se movimentar no mundo virtual. Ele precisa estar constantemente conectado a um PC para funcionar. As especificações mínimas para o computador são:

  • CPU - Intel i3-6100 / AMD Ryzen 3 1200, FX4350 ou superior
  • Placa gráfica - NVIDIA GTX 1050Ti / AMD Radeon RX 470 ou superior
  • Memória - 8 GB + RAM
  • SO - Windows 8.1 ou mais recente

O Oculus Rift vem com dois controles touch, que incluem botões de ação tradicionais, botões de polegar e gatilhos analógicos. Também é compatível com gamepads, incluindo controles Xbox One - permitindo uma variedade de opções de controle para jogos VR.

Resolução e especificações da tela

  • Samsung Gear VR: A resolução depende do dispositivo, taxa de atualização de 60 Hz, campo de visão de 101 graus 
  • Oculus Rift: resolução de 2160 x 1200, taxa de atualização de 90 Hz, campo de visão de 110 graus 

O Samsung Gear VR depende de um smartphone para funcionar, o que significa que ele precisa do poder de processamento desse smartphone para oferecer a experiência de RV. Este óculos VR oferece diferentes resoluções, dependendo do seu dispositivo, mas teoricamente é capaz de cobrir pelo menos 1280 x 1440 em cada olho, com uma taxa de atualização de 60Hz e um campo de visão de 101 graus. 

O Oculus Rift, enquanto isso, trabalha com um PC gamer conectado para oferecer uma resolução de 2160 x 1200, com taxa de atualização de 90 Hz e um campo de visão de 110 graus.

Qualidade de áudio e recursos

  • Samsung Gear VR: Áudio via smartphone compatível
  • Oculus Rift: Fones de ouvido espaciais de 360 ​​graus integrados e microfone incorporado

O áudio do Samsung Gear VR é alimentado pelo smartphone conectado a ele, cujo volume pode ser ajustado pela roda no fone de ouvido ou no controle. 

O Oculus Rift oferece áudio espacial de 360 ​​graus, através de fones de ouvido integrados, e também possui um microfone embutido para facilitar a comunicação durante o jogo. 

Compatibilidade e atualizações

  • Samsung Gear VR: Três graus de liberdade de rastreamento via giroscópio 3DoF, acelerômetro e magnetômetro.
  • Oculus Rift: rastreamento de movimento com seis graus de liberdade, incluindo sensores de rastreamento por LED infravermelho.

O Samsung Gear VR usa os sistemas de rastreamento giroscópio, acelerômetro e magnetômetro para oferecer três graus de rastreamento de liberdade. Na prática, isso significa que o dispositivo é capaz de rastrear a rotação da cabeça e o movimento do controle remoto, mas não o movimento total do corpo.

O Oculus Rift, entretanto, oferece rastreamento mais preciso. Usando sensores de rastreamento de LED infravermelho, o Rift é compatível com o rastreamento de realidade virtual em escala de sala, o que significa que você pode andar livremente pelo mundo real, em um espaço de 2,4 metros x 2,4 metros. 

O jogo sentado e em pé também é possível com este dispositivo. Este dispositivo tem o rastreamento mais preciso graças aos sensores infravermelhos externos. Ele também possui seis graus de liberdade de rastreamento de movimento, permitindo que o jogador movimente-se totalmente no jogo enquanto é rastreado com precisão. 

Conclusão

Se você está procurando a melhor experiência de RV, e considerando esses dispositivos, então o Oculus Rift é o dispositivo que você deve usar. Ele custa mais, e exige um poderoso PC gamer para obter os melhores resultados, mas também oferece uma experiência visual superior e um acompanhamento preciso de movimentos. 

Se você já possui um smartphone compatível com a Samsung, o Gear VR é uma boa maneira de entrar na realidade virtual, e mais acessível financeiramente falando. Ele não oferece os melhores recursos, mas oferece fácil acesso a mais de 1.000 jogos e experiências, além da capacidade de assistir a conteúdo de vídeo, como YouTube e Netflix, em uma grande tela de VR privada.

Valores

Encontramos o Samsung Gear VR por cerca de R$ 550,00 em algumas grandes lojas virtuais do Brasil. Já o Oculus Rift está custando em média R$ 4.000,00.