Telefones modulares foram tentativa de algumas empresas de smartphones. Várias falharam, mas a Motorola/Lenovo soube fazer algo que desculpe o trocadilho, encaixasse bem nos telefones. Confesso que o Moto 360 Câmera foi de longe o snap mais legal que testei, não foi o mais útil, o Moto Power Pack sem dúvidas é o mais útil.

Com duas lentes grande angulares de 13MP, o Moto 360 Câmera consegue fazer vídeos em 360º 4K. Além obviamente das fotos em 360, há ainda mais opções de conteúdos como mini planeta, selfies com a grande angular e foto normal, que pode ser cortada pelo próprio aplicativo da câmera.

Design e construção

O módulo vem na cor branca, com pequenas ranhuras para evitar escorregões. Ele é encaixado de forma magnética, assim como os demais snaps. A câmera 360 fica posicionada na parte superior, fora da área do smartphone, justamente para conseguir capturar todos os ângulos.

Snap: Moto 360 Câmera
Snap: Moto 360 Câmera

Mesmo com o snap acoplado, você poderá usufruir da câmera principal do seu Motorola, pois o espaço da câmera foi deixado aberto. Logo abaixo deste espaço, encontramos o logo da Motorola, que na verdade é um botão, muito bem pensado. Esse botão serve para iniciar um vídeo ou capturar uma foto enquanto você segura o smartphone na mão.

As duas câmeras ficam posicionadas na parte superior, elas contam com microfones em separado para capturar áudio em todos os ângulos, tornando a sensação dos 360 ainda mais imersiva.

A cor branca do snap é bonita e dá um ar de sofisticação ao produto. Porém, se for para utilizar no bolso, tenha cuidado. Primeiro para evitar de quebrar essa haste com as câmeras, e segundo, para evitar de arranhar as superfícies das lentes. A Motorola envia junto uma borracha que é inserida por cima das câmeras para evitar esses arranhões, mas tome cuidado, as lentes são angulares e é eles que encostam nas superfícies quando o smartphone está deitado.

Hardware

O Moto 360 Câmera não conta com bateria, ele usa a energia do smartphone para funcionar. Nos testes em vídeo que fizemos, ele esquentou, um dos casos gravando ao sol, a câmera parou de funcionar após 3 minutos de gravação. É bem verdade que a maioria dos smartphones ao gravar no sol desliga o app da câmera por super aquecimento. Portanto, tenha cuidado.

As dimensões do aparelho são: 73.3 X 183 X 5.3 mm. 17mm de espessura na câmera. E pesa 85g.

Snap Moto 360 câmera - medidas do aparelho
Snap Moto 360 câmera - medidas do aparelho

Qualidade da imagem e áudio

A câmera grava em resolução 4K a 24 fps. Assista abaixo o teste de câmera que fizemos.

Vídeo incorporado do YouTube

No Youtube o vídeo ficou muito mais compactado e perdeu bastante qualidade, quando comparado com o vídeo original. O vídeo que enviamos para o Youtube foi original, sem edição alguma.
No arquivo original, quando rodamos no computador sem função 360, podemos notar que o corte é feito justamente no centro da imagem frontal, deixando os lados com um pequeno borrado.

Vídeo sem 360º
Vídeo sem 360º

Em imagens produzidas com pouca luz, granulou a imagem como todo e qualquer smartphone.

Alguns problemas com vídeos 360:

  • Poucas opções de rodar o vídeo (apesar do Youtube ser a principal plataforma)
  • Poucas opções para editar o vídeo
  • Compartilhar no PC, só vai rodar em software com opção de 360, no smartphone há mais opções.

Veredicto

Como já dito anteriormente, o Moto 360 Câmera foi para mim, que produzo conteúdo digital, o mais legal dos snaps que testei. É possível produzir conteúdos diferentes, com boa qualidade de imagem e som, isso é um fato. Mesmo em cenas escuras, ele granula pouco e possibilita fazer bons vídeos e fotos.

Moto 360 câmera
Moto 360 câmera

Bem, mas nós temos alguns problemas com o Moto 360 Câmera. Primeiro, será necessário ter um smartphone compatível com ele, dentre eles encontramos Moto Z, Z Play, Z2 Play e Z2 Force, custando atualmente na faixa de R$ 1400 para cima.

Agora se você já é proprietário de um destes smartphones, o Moto 360 Câmera pode ser uma opção para produzir conteúdos legais e se divertir. Para isso será necessário desembolsar atualmente o valor de R$ 1499.