Fungos na lente da câmera são causados pela umidade dentro ou na superfície da câmera. E quando combinado com o calor, o fungo pode crescer e acabar parecendo uma teia de aranha na superfície interior da lente.

O problema é mais comum é nas estações chuvosas, ou seja, ano inteiro (especialmente no outono) na região norte, no verão na região nordeste, centro-oeste e na região sudeste, e na primavera na região sul. Quando há chuvas, há muita umidade no ar, e é mais provável que você se depare com o problema de fungos das lentes das câmeras.

Fotógrafos de regiões onde a umidade do ar é alta e onde as temperaturas são quentes precisam estar muito atentos à possibilidade de fungos nas lentes. As dicas abaixo devem ajudar a evitar problemas de fungos nas lentes da câmera.

Armazenar em local seco

Evite o fungo da lente armazenando sempre o seu equipamento fotográfico em um local fresco e seco. Se você mora em uma área úmida, armazene seu equipamento em recipientes hermeticamente fechados, com pequenos sacos de sílica gel absorvente de umidade.

Como preservar as lentes da câmera fotográfica contra fungos?
Talvez quando você comprou sua câmera tenham vindo pequenos sacos brancos de silica gel, pode ser eles mesmo. Mas caso você não tenha, compre em lojas de acessórios para câmeras.

Lembre-se de alterar periodicamente a sílica, pois ela perde eficácia à medida que fica cheia de umidade, com o passar do tempo. Alguns tipos de embalagens de gel de sílica são reutilizáveis ​​após a secagem em microondas.

Lembre-se de que é importante deixar o equipamento secar o máximo possível antes de selar tudo. O fungo crescerá em sua lente em menos de uma semana, se você a expuser a condições úmidas, escuras e quentes; portanto, evite isso.

Mantenha suas lentes em um local com ar condicionado

Se você tem um ambiente com ar-condicionado em casa, esse também é um bom local para guardar suas lentes e outros equipamentos de fotografia.

O ar condicionado não apenas mantém o ambiente mais fresco, como também reduz a umidade. Mas cuidado para que a temperatura ambiente não fique muito fria. Se você mora em um clima quente, ao tirar as lentes para fora deste ambiente, elas vão embaçar.

Quando uma lente está muito fria e é levada para um ambiente muito quente, a condensação pode se formar rapidamente. Você precisará aguardar que esse vapor seque para poder tirar fotos.

Use um desumidificador

Use um desumidificador no ambiente. Este é um eletrodoméstico muito prático em climas úmidos. Um bom desumidificador não apenas ajudará a impedir o crescimento de fungos no equipamento da câmera, mas também ajudará a proteger seus livros, obras de arte e outros itens que possam atrair mofo.

Cuidados ao fotografar na chuva

Se você gosta de fazer fotos em dia de chuva, a primeira coisa a lembrar antes de sair de casa é embrulhar sua câmera em um saco plástico bem vedado, para evitar que a umidade entre na câmera e na lente.

Se você esquecer de fazer isso, deverá secar completamente sua câmera e a lente antes de armazená-las com segurança.

Um último cuidado com o armazenamento: evite guardar sua câmera em bolsas de couro, onde os fungos podem crescer facilmente e danificar seu equipamento.

Limpe suas lentes frequentemente

Muitos fotógrafos costumam limpar apenas o elemento frontal de suas lentes ou os filtros que os enroscam para cobri-los.

Limpar as lentes inteiras com um pano úmido de microfibra de vez em quando é bom para a conservação do seu equipamento, especialmente se você fotografou em um clima quente e úmido. A atmosfera e o suor das suas mãos podem afetar sua lente.

Como preservar as lentes da câmera fotográfica contra fungos?
Um pano de
microfibra ajuda a evitar depósitos de sujeira indesejados, incluindo fiapos de tecido nas lentes. Depois de limpar a lente com um pano de microfibra úmido, com as mãos secas, limpe mais uma vez.

Usar um secador de cabelo em temperatura baixa também ajudará a evaporar a umidade das lentes. Jamais deixe suas lentes ao sol para secá-las. Isso pode causar outros problemas.

Confira também como limpar o sensor da sua câmera fotográfica digital.

Como remover fungos da lente?

Se sua câmera foi infectada por fungos, você precisa agir rapidamente, porque alguns fungos secretam ácido que corroe o revestimento protetor da lente; os fungos podem até manchar o vidro e arruinar a lente.

Existem poucas misturas que você pode fazer para eliminar os fungos. Uma mistura de peróxido de hidrogênio com amônia é um bom método, assim como uma solução de vinagre e água pode remediar o problema do fungo.

Certifique-se de não demorar para fazer essa limpeza, ou precisará desmontar e limpar as lentes profissionalmente, o que será caro.

Conclusão

Sua câmera certamente foi um grande investimento. A manutenção regular e adequada do corpo da câmera, das lentes e de outros equipamentos garantirá que seu investimento dure até mais de uma década.

Não economize, porque não há nada mais frustrante do que perder aquela foto única na vida porque a câmera não está funcionando ou está danificada.

Trate sua câmera e equipamento com cuidado e respeito, e eles deverão fornecer muitos anos de bom serviço, memórias emocionantes e imagens fantásticas.