Recentemente o Facebook começou a testar um novo sistema que solicita aos usuários da rede social que abram o link que pretendem compartilhar antes de fazê-lo. O objetivo desta iniciativa é fazer com que haja um compartilhamento de informações mais consciente.

Abaixo o tweet do perfil oficial do Facebook dedicado as novas implementações e decisões da rede social:

O Facebook passará a exibir a seguinte mensagem em seu aplicativo:

"Você está prestes a compartilhar este artigo sem abri-lo.

Compartilhar artigos sem lê-los pode significar perder fatos importantes."

Após o aviso, são dadas duas opções: abrir o artigo ou compartilhar o link normalmente.

Twitter utiliza este mecanismo desde o ano passado

Talvez esta notificação possa ser familiar para alguns. O motivo disso é devido ao fato de que o Twitter está uma tática semelhante desde setembro de 2020. Após alguns meses de testes, o Twitter descobriu que esta prática tem grande eficiência e fez com que pessoas passassem a ler o que estão compartilhando antes de twittar. Em algumas ocasiões, a empresa diz que impediu certos usuários de retuitar determinadas publicações.

Ferramentas são utilizadas para evitar o compartilhamento de informações duvidosas sobre o Coronavírus

A funcionalidade citada acima foi pensada também como forma de evitar que se espalhe informações que desinformam os usuários das redes sociais a respeito do COVID-19 (Coronavírus). No ano passado, o Facebook chegou a bloquear o compartilhamento de algumas publicações devido a circulação de fake news sobre a pandemia.

O que achou da iniciativa do Facebook? Você lê o que compartilha em suas redes sociais? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!