Não é segredo que, pelo preço certo, você pode pagar a desenvolvedores e serviços aleatórios por um certo número de 'curtidas', seguidores, comentários e visualizações em suas contas de mídia social.

O processo é contra um desenvolvedor acusado de violar repetidamente os Termos do Facebook ao oferecer esses serviços. Esses serviços são direcionados a todas as plataformas populares de mídia social, incluindo Twitter, YouTube e - como os novos detalhes do processo - Instagram.

Existem várias razões pelas quais alguém pode querer comprar esses contratos, e eles geralmente têm menos a ver com parecer popular do que com posicionar-se como um influenciador para ganhar shows de patrocinador, permitir monetização ou qualquer outro número de razões de motivação financeira.

O Facebook diz que processou Nikolay Holper pela suposta operação de um serviço de engajamento de mídia social falso chamado Nakrutka. A ação foi movida em um tribunal federal de São Francisco, onde o Facebook acusa Holper de usar 'diferentes sites para vender serviços de engajamento falsos para usuários do Instagram'.

O Instagram e sua empresa-mãe, Facebook, afirmam que Holper recebeu anteriormente uma carta de cessar e desistir e teve contas desativadas que estavam supostamente associadas a ele e ao serviço.

O Facebook afirma que já avisou Holper sobre a violação de seus Termos, afirmando que seu processo se destina a:

"… Proteger as pessoas que usam nossos serviços, responsabilizar aqueles que abusam de nossa plataforma e promover o estado da lei em relação ao uso indevido e privacidade de dados."