Em 2018, e equipe de desenvolvimento do Facebook estava criando um aplicativo que permitia aos usuários criarem vídeos curtos, em novembro do mesmo ano o Facebook entregou o "clone" do TikTok para seus usuários, o Lasso.

Felizmente para nós usuários que não aguentam mais o Facebook ficar empurrando aplicativos para uso, agora, quase 2 anos depois o aplicativo será removido das lojas de aplicativo e deixará de ser utilizado. A data exata para que isso ocorra? 10 de julho.

Não é a primeira vez que o Facebook encerra aplicativos que Zuckerberg cisma em copiar. Quando ele não copia, ele compra. Como fez com o Whatsapp e com o Instagram.

Só para refrescar sua memória, antes de comprar o Instagram, o Facebook criou outros aplicativos, vale citar o Facebook Poke e o Facebook Camera, imitações do Snapchat e do Instagram e, depois que eles não conseguiram cair no gosto popular, o Facebook comprou o Instagram por US$1 bilhão.

O Facebook também encerrou recentemente sua cópia do Pinterest, o Hobbi.

O encerramento do Lasso já era esperado, eu mesmo assim que vi o recurso "Reels" dentro Instagram, me fez pensar, qual o sentido do Lasso agora?

O Instagram é uma rede social gigante, baseada em vídeos e fotos, então acho válido que o Facebook siga incluindo recursos no Instagram e não criando novos aplicativos para depois simplesmente removê-los do mercado.

O Reels permite que os usuários gravem clipes de 15 segundos com música e os publiquem em nos Stories. Os vídeos também terão o potencial de se tornar virais em um feed dos principais Reels na seção Explorar do aplicativo.

Acredito que o Facebook deveria se concentrar nos aplicativos que já tem e fazem sucesso e aproveitar ao máximo sua equipe de desenvolvimento para melhorar cada vez mais os mesmos. Afinal como ex-desenvolvedor é muito ruim ver um projeto criado ser simplesmente jogado no lixo.