Hoje, o Facebook anunciou que sua conferência de desenvolvedores, F8 2020, foi cancelada.

Nos últimos anos, a F8 serviu como ponto de encontro para desenvolvedores que fazem uso das várias plataformas do Facebook, além de uma conferência de imprensa para anunciar novos produtos e serviços.

As pré-encomendas para o Oculus Quest e o Oculus Rift S, por exemplo, foram abertas no evento F8 do ano passado (2019).

"Anualmente, esperamos nos conectar à nossa comunidade global de desenvolvedores na F8 e compartilhar nossa visão para o futuro que estamos construindo juntos", disse Konstantinos Papamiltiadis, diretor de parcerias de plataforma, em uma publicação no site de desenvolvedores do Facebook. "Mas, dadas as crescentes preocupações em torno do COVID-19, tomamos a difícil decisão de cancelar o componente pessoal do F8 2020".

O Facebook doa uma parte da venda de ingressos para "uma organização que trabalha para diversificar a indústria de tecnologia" em San Jose - a cidade sede do F8 - todos os anos, mas, como nenhum ingresso será vendido em 2020, o Facebook doará US$500.000 diretamente para organizações que atendem São José.

"Foi uma decisão difícil de fazer - o F8 é um evento incrivelmente importante para o Facebook e é uma das nossas maneiras favoritas de celebrar todos vocês de todo o mundo - mas precisamos priorizar a saúde e a segurança de nossos parceiros desenvolvedores, funcionários e todo mundo que ajuda a vestir o F8 ", acrescentou Papamiltiadis. "Exploramos outras maneiras de manter a parte pessoal do F8, mas é importante para nós sediar um evento inclusivo e não parecia certo ter o F8 sem a presença de nossos desenvolvedores internacionais".

O Facebook também vai "fornecer uma experiência inspirada no F8" para estudantes locais que teriam participado da conferência, embora nenhum detalhe tenha sido fornecido.

Preocupação com o COVID-19 faz Facebook cancelar a F8 2020
Preocupação com o COVID-19 faz Facebook cancelar a F8 2020

Por fim, Konstantinos Papamiltiadis, Diretor de Plataformas e Programas para Desenvolvedores, explicou que, embora o evento principal tenha sido cancelado, o Facebook ainda planeja dar à comunidade a chance de se reunir através de "uma combinação de eventos hospedados localmente, vídeos e conteúdo transmitido ao vivo".

Mais planos sobre esses eventos ao vivo e ao vivo serão compartilhados nas próximas semanas.