Segundo informações vindas do portal The Information, na tentativa de se tornar independente para deixar de usar o Android do Google, o Facebook teria iniciado o desenvolvimento do seu próprio sistema operacional.

Isso significa que, no futuro, os produtos de hardware da empresa, como o Oculos Rift e o alto-falante inteligente Portal, devem rodar o sistema criado por ela mesma. O novo relatório, que cita Ficus Kirkpatrick, um executivo do Facebook, diz que esse primeiro SO, com nome ainda desconhecido, será construído do zero. Alegadamente, o projeto está sendo liderado por Mark Lucovsky, ex-engenheiro da Microsoft que foi o co-fundador do Windows NT.

Infelizmente, nada foi dito sobre quando o sistema operacional deve ser lançado, tampouco sabemos quais produtos o usarão primeiro. No entanto, tudo indica que a empresa realmente pretende alavancar esse projeto, e levando em consideração que o desenvolvimento começou agora, o lançamento deve demorar algum tempo para acontecer.

Em um comunicado, Andrew Bosworth, chefe de realidade aumentada e virtual do Facebook, disse: "Queremos realmente garantir que a próxima geração tenha espaço para nós. Não achamos que podemos confiar no mercado ou nos concorrentes para garantir que esse seja o caso. Então vamos fazer isso sozinhos".

Além do seu sistema operacional, parece que a rede social está desenvolvendo um assistente de voz que deve concorrer com Siri, Alexa e Google Assistente, mas até o momento não há muitas informações sobre esse produto.

Via