O Facebook anunciou terça-feira desta semana a chegada do recurso Dating ao Brasil. Essa ferramenta visa ser uma alternativa ao app Tinder. Outros 13 países estão recebendo esse recurso também.

O Facebook Dating só vai aparecer de maneira opcional para usuários maiores de 18 anos que se declaram solteiros na rede social. Para criar um perfil no Dating, você deve abrir o aplicativo do Facebook para iOS ou Android, tocar no botão Mais e encontrar o símbolo de coração. As únicas informações do seu perfil principal que são levadas ao Dating são seu primeiro nome, idade e localização. O perfil não é vinculado diretamente à rede social, e seus amigos não terão acesso ao seu perfil do Dating. Pessoas de fora do Dating também não podem ver quem está dentro.

O usuário pode escolher fotos do seu perfil original para o perfil do Dating, assim como imagens que tenham sido compartilhadas através do Instagram. Você irá inserir também informações como profissão, educação, religião, altura, gênero, orientação sexual e se tem filhos ou não. Além disso você terá que escolher suas preferências de relacionamento: isso engloba seu gênero e o gênero que você está procurando; há as opções "mulher", "homem", "homem trans", "mulher trans" e "não-binário".

Facebook Dating
Facebook Dating

Feito isso, você encontrará perfis de usuários com interesses semelhantes ao seu. O Facebook limita a lista de pretendentes a pessoas localizadas num raio de 100 quilômetros a partir de onde você está. A rede social diz que é para impedir que as pessoas fiquem de "webnamoro", flertando apenas pela internet, e para que elas saiam de casa e encontrem-se pessoalmente com seus pretendentes. Para começar uma conversa, toque no botão "Tenho interesse" e envie uma mensagem. Esse chat é aberto apenas dentro do Facebook Dating e não aparece no Messenger, com suas outras conversas da rede social. Se a pessoa não responder, você não pode mandar outra mensagem. Se ela responder, é sinal que houve interesse. "Deu match", no jargão de quem usa Tinder.

O chat permite apenas texto e emojis. Não é permitido encaminhar fotos ou vídeos.

Além disso, por padrão, são mostrados perfis que têm amigos em comum ou interesses em comum - interesses que o Facebook coleta a partir do seu perfil, como as páginas e posts que você curtiu, por exemplo. É possível, manualmente, configurar o app para mostrar somente pessoas completamente estranhas, sem amigos em comum, se o usuário preferir.

Pessoas que são suas amigas no Facebook não aparecem no Dating, mesmo que elas também estejam na plataforma. A rede social diz que faz isso porque uma das principais preocupações de usuários é: "meus amigos e minha família vão ver que estou aqui?". A resposta é não. A empresa também acredita que, se duas pessoas já são amigas no Facebook, elas não precisam de um app de namoro para se conhecer melhor. O recurso de Crush Secreto, no entanto, visa ajudar a aproximar duas pessoas que já se conhecem por meio da rede social. Neste recurso complementar, você seleciona até nove contatos nos quais tem interesse. Se um deles adicionar você à lista de crushes secretos, rola o match. Caso contrário, ninguém vai saber.