Oficina da Net Logo

Como resolver os erros mais comuns do Facebook no Android?

Facebook é um daqueles serviços que é difícil viver sem. Você provavelmente usa o aplicativo para se conectar a amigos, familiares e colegas de trabalho. Mas, se por algum motivo o seu app do Facebook não está funcionando, aqui você pode encontrar algumas dicas para resolver esse problema.

Por | @oficinadanet Facebook Pular para comentários

A maioria de nós tem uma relação de amor e ódio com o Facebook, e é por um bom motivo. A rede social oferece vários benefícios, mas, volta e meia, apresenta alguns problemas irritantes. Se você está tendo problemas com a rede social ou com o aplicativo, e o Facebook não está funcionando no seu smartphone ou PC, aqui estão algumas dicas de  resolver os erros mais comuns do Facebook que podem ajudá-lo. Há algumas coisas que você pode fazer para que as coisas voltem a funcionar normalmente.

Como resolver os erros mais comuns do Facebook no Android?

O Facebook freqüentemente envia atualizações do seu aplicativo por motivos de segurança e correções de bugs. Como resultado, as versões mais antigas do aplicativo podem deixar de funcionar. 

Para fazer seu aplicativo do Facebook funcionar novamente, primeiro você deve reiniciar completamente o aplicativo em seu smartphone, inclusive removê-lo da execução em segundo plano. 

Em seguida, você precisará acessar a versão mais recente do aplicativo do Facebook na Google Play, e atualizar, se houver uma nova versão disponível. Se o seu dispositivo tiver menos de 100 MB de armazenamento disponível, talvez seja necessário liberar algum espaço para permitir a atualização do aplicativo. Leia em destaque: Como baixar vídeos do Facebook sem programas [ATUALIZADO 2018].

Você também pode cancelar e reiniciar o download da atualização. Se isso não ajudar, saia do aplicativo do Facebook e tente o download mais uma vez. Se as atualizações falharem, você pode tentar desinstalar o aplicativo do Facebook, reiniciar o dispositivo e reinstalar o aplicativo (nos links do parágrafo acima). 

Caso o aplicativo não apareça na sua Google Play Store, ou você não tenha a loja de apps instalada no seu smartphone, você pode clicar no link APK do Facebook e instalar a versão mais recente do app.

Atualizar o FacebookAtualizar o Facebook

Ativar atualizações automáticas

Para garantir que você esteja sempre usando a versão mais recente do aplicativo do Facebook, ative as atualizações automáticas do aplicativo no Android. 

Para fazer isso, acesse a página oficial de download do Facebook na Google Play. Depois, toque nas reticências no canto superior direito da página do aplicativo, e marque a caixa de atualização automática.

Ativar atualizações automáticasAtivar atualizações automáticas

Notificações não estão funcionando

As notificações existem para você saber o que está acontecendo no Facebook. Quando elas param de trabalhar, pode ser uma dor de cabeça. Primeiro, verifique se suas notificações estão ativadas nas configurações do seu dispositivo. No Android, você deve acessar Configurações > Aplicações > (Gerenciador de Aplicativos) > Facebook > Notificações

Ative as notificações do FacebookAtive as notificações do Facebook

Certifique-se de que o Facebook tenha permissão para postar notificações. Se estiver, verifique as configurações de notificação no aplicativo para verificar se estão definidas corretamente. Toque no menu três linhas horizontais > Configurações de notificações. A partir daqui você pode ajustar quais notificações você recebe e como você é notificado.

Ative as notificações no app do FacebookAtive as notificações no app do Facebook

Use o site para celular

Se nenhuma das outras soluções descritas acima resolver o problema, você terá que tentar usar o site para dispositivos móveis. Infelizmente, o site para dispositivos móveis não é tão completo quanto o aplicativo, mas geralmente "quebra um galho" para você que está precisando entrar na rede social. 

Para usar o site em dispositivos móveis, basta acessar o facebook.com no navegador do celular. Ele redireciona você automaticamente para a versão móvel do Facebook, o que deve parecer bastante familiar depois que você fizer login. Essa é uma solução temporária, pois o ideal é usar o app. Porém, enquanto não conseguir usá-lo, poderá ter acesso à sua conta através do navegador.

Use o site para computador no seu dispositivo móvel

Se a versão web mobile do Facebook não funcionou no seu smartphone, é possível também tentar usar a versão desktop no navegador do celular. Para acessar a versão para desktop, tudo que você precisa fazer é ir para facebook.com no navegador do seu celular, clicar nas três barras horizontais para sair do painel lateral e ir até o final do menu. Lá, você procurará as palavras 'Site do Google Desktop' na parte inferior, à direita de suas preferências de idioma.

Selecione-o e o site será recarregado como se você estivesse em seu computador. Você poderá fazer upload de fotos, vídeos e fazer qualquer outra coisa que normalmente faria em sua área de trabalho. 
Versão desktop FacebookVersão desktop Facebook

 

Bônus 1 - Privacidade

Há algum tempo atrás, o Facebook detalhou exatamente quais permissões estava pedindo e por quê.

A conclusão aqui é que, basicamente, os desenvolvedores de aplicativos precisam acessar muitas facetas do ecossistema de um dispositivo para funcionar normalmente. É certamente sábio entender por que essas permissões estão sendo procuradas. Mas há três coisas para manter em mente:

  1. Só porque um aplicativo precisa acessar sua câmera, isso não significa que a empresa estará observando você tomando banho.
  2. Se uma empresa é respeitável, provavelmente está tudo bem. 
  3. É seu direito e privilégio fazer essas perguntas sobre privacidade.

Bônus 2 - Teste Beta

Quer experimentar o que há de mais recente e melhor que o Facebook tem para oferecer? O Facebook tem um sistema beta público, para o qual você pode se inscrever. É importante notar que, como qualquer programa beta, pode haver problemas com o aplicativo, e o Facebook avisa que provavelmente atualizará o aplicativo várias vezes por semana. 

Você pode acessar este link e entrar na Google Play Store (se necessário). Uma vez lá, toque em "Torne-se um Testador Beta".

Observação: Depois que você fizer login no Google Play, clique no botão "Torne-se um Testador Beta", para entrar no programa. Não há diálogo de confirmação.

Se você quiser sair do programa beta, clique neste link. É o mesmo processo - clique no link para ser removido do programa. Não há diálogo de confirmação.

Pode acontecer, porventura, de não haver mais vagas para testadores. Caso apareça a mensagem "Agradecemos seu interesse em testar o app Facebook.
No entanto, o programa de testes do app Facebook atingiu o máximo de participantes e não está aberto para mais testadores no momento", aguarde alguns meses e tente novamente. 

Facebook fora do ar

Então, mesmo com todas essas dicas, o seu Facebook ainda não está funcionando? Confira nas notícias mais recentes se por acaso o servidor do Facebook não está fora do ar, como acontece as vezes. Caso seja isso, não há outra opção a não ser aguardar o retorno da rede social.

Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais