O Facebook está apelando uma multa no valor de 500.000 euros que é cobrada pelo órgão de fiscalização de dados do Reino Unido que envolve o escândalo da Cambridge Analytica, confirmou a rede social. Conforme a decisão tomada pelo Escritório do Comissionário de Informações, não há registros de que os usuários do Reino Unido tiveram as suas informações compartilhadas de modo impróprio.

Anna Benckert, advogada do Facebook, disse que a multa da OIC "não se relaciona mais com os eventos envolvendo a Cambridge Analytica" porque não encontrou "nenhuma evidência" de que usuários da rede social do Facebook no Reino Unido tivessem tido as suas informações compartilhadas.

 

Facebook irá recorrer da multa que envolve a Cambridge Analytica.
Facebook irá recorrer da multa que envolve a Cambridge Analytica.

Mesmo que o Facebook tenha confirmado que irá decorrer da decisão, ao ser contatado para comentar no tribunal encarregado de avaliar os recursos contra a OIC, disse que ainda não recebeu um apelo da rede social. A OIC confirmou o fato.

A OIC emitiu a multa no final de outubro sendo que, na ocasião, o regulador disse que o Facebook não tratou os dados dos seus usuários com o devido cuidado, entregando as informações pessoais a terceiros sem consentimento claro e informado.

O Facebook admitiu os erros que permitiam o acesso a dados dos usuários através da Cambridge Analytica. A rede social afirmou ainda que fechou as brechas da plataforma que permitem o acesso amplo aos dados. Agora, a rede social está tentando enquadrar a sua objeção à multa como uma luta por liberdade básica na internet.                                                          

Fonte: The Verge