De acordo com o mais recente relatório de transparência do Facebook, a rede social deu um grande salto no que diz respeito a remoção de spam e conteúdo violento, como ainda alguns avanços na identificação pró-ativa do discurso de ódio e também remoção de conteúdos ligados a exploração sexual infantil.

O relatório chega em um momento que o Facebook está se defendendo de várias acusações de comportamento incompetente ou dissimulado. Através dele, o Facebook salienta a sua tentativa de remoção de conteúdo ruim antes que os usuários tenham acesso. Tudo isso enquanto atende um número maior de solicitações de governos.

Facebook removeu inúmeros conteúdos impróprios este ano.
Facebook removeu inúmeros conteúdos impróprios este ano.

Neste último relatório o Facebook destaca que removeu muito mais conteúdo inaceitável, incluindo todas as categorias, de julho a setembro de 2018, se comparado ao último trimestre de 2017.

O conteúdo violento é que teve um dos maiores saltos, sendo que o Facebook removeu 15,4 milhões desse tipo de material entre junho e setembro de 2018, contra 7,9 milhões entre abril e junho, e somente 1,2 milhão entre outubro e dezembro de 2017.

Para completar, o Facebook ainda está respondendo às solicitações governamentais de dados de usuários, que aparentemente aumentaram em torno 26% entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2018.

No início da semana, um grupo de organizações de direitos humanos solicitou ao Facebook que divulgasse dados sobre a frequência com que o conteúdo removido por engano for removido. A empresa de Mark Zuckerberg ainda não forneceu estes dados, ainda que desta vez tenha oferecido mais informações.

Fonte: The Verge