O Facebook é a rede social mais usada no mundo todo, porém,  diante ao grande crescimento registrado há tempos, a atual situação não é tão favorável. Mesmo que a empresa esteja longe de um declínio, o seu crescimento nos Estados Unidos e Canadá, bem como na Europa, deu uma estagnada, e ocasionalmente parece até cair.

A rede social, em seu relatório de resultados do terceiro trimestre de 2018, confirmou que o número de usuários ativos diários nos Estados Unidos e no Canadá permaneceu estável em 185 milhões. Na Europa, o número caiu de 279 milhões para 278 milhões, o resultado em questão pode estar envolvido com as recentes regulamentações europeias sobre privacidade.

Facebook registra desaceleração em seu crescimento.
Facebook registra desaceleração em seu crescimento.

De modo geral, a empresa continua crescendo , somando 9% ao ano à sua base de usuários ativos diários, somando um total de 1,47 bilhão de pessoas. O número total de usuários ativos passou para 2,27 bilhões.

Mesmo assim, a taxa em que o Facebook está crescendo continua diminuindo a cada trimestre. A rede social não está mais crescendo em mercados em que gera mais receita por usuário, como na América do Norte e Europa. A situação já preocupa alguns analistas.

O Facebook disse que aumentou as receitas publicitárias em 33% ao ano, somando 13,73 bilhões. O lucro foi de US$ 1,76 por ação, acima das expectativas dos analistas.

Por enquanto, a situação do Facebook ainda está boa, porém, a longo prazo é uma incógnita. Zuckerberg acredita que o futuro do Facebook esteja centrado em Histórias, ou seja, as mensagens efêmeras e privadas, o que inclui tanto o Facebook quanto os seus aplicativos de mensagens.

"O compartilhamento público sempre será muito importante, mas as pessoas também querem compartilhar em particular", disse Zuckerberg em uma teleconferência. "As pessoas se sentem mais confortáveis ​​sendo elas mesmas quando sabem que seu conteúdo é visto apenas por um pequeno grupo e quando elas sabem que não estarão por perto para sempre."

De acordo com o Facebook, atualmente, "mais de 2,6 bilhões de pessoas usam o Facebook, WhatsApp, Instagram ou Messenger (nossa 'Família' de serviços) a cada mês, e mais de 2 bilhões de pessoas usam pelo menos uma de nossas famílias de serviços. todos os dias, em média. "

O futuro ainda não sabemos da rede social e ainda o universo de aplicativos do Facebook. Vamos aguardar e ver o que nos reserva.

Fonte: The Verge