O Facebook está desenvolvendo um novo aplicativo que tem como objetivo conquistar os adolescentes, ao mesmo tempo em que capitaliza suas licenças de música de grandes gravadoras. Na nova ferramenta do Facebook será possível gravar e compartilhar vídeos e si mesmo, sincronizando os lábios ou mesmo dançando músicas populares.

O aplicativo foi projetado para ser um concorrente do Musical.ly, que foi um sucesso entre adolescentes antes de ser adquirido pela gigante de tecnologia ByteDance por cerca de US$ 1 bilhão e incorporados ao app TikTok.

Facebook preparando um novo aplicativo de música em vídeo, o Lasso.
Facebook preparando um novo aplicativo de música em vídeo, o Lasso.

"Uma fonte disse ao TechCrunch: "É basicamente o TikTok / Musicalmente. É em tela cheia, construída para adolescentes, divertida e engraçada, e focada na criação. Muito do que eles estão fazendo é apenas tentar ser legal",  disse uma fonte. "Muito do que eles estão fazendo é apenas tentar ser legal".

A ferramenta está sendo elaborada por membros do vídeo do Facebook e também da equipe do Watch sob liderança do principal designer de produtos do Facebook, Brady Voss, relatou uma fonte.

Vale mencionar que Voss trabalhou antes no aplicativo de TV do Facebook, como também no já desativado Hello.                                      

O Facebook está estudando o espaço de aplicativos de música desde 2016, quando uma fonte disse que a empresa desenvolveu um projeto de pesquisa para estudar o Musical.ly.

O Facebook, na época, não levou o projeto adiante. Mas, no início deste ano, os esforços em relação ao app foram renovados, principalmente quando garantiu acordos de licenciamento em todas as grandes gravadoras. Isso havia impedido que os vídeos dos usuários, incluindo cliques dos usuários pudessem ser removidos.                                            

Em relação ao TikTok, ele continua em plena ascensão. De acordo com a App Annie, nos Estados Unidos o app já está na quinta posição para iPhone.                    

Atualmente, somente 5% dos adolescentes dos Estados Unidos mencionam o Facebook como a sua plataforma social preferida, conforme uma pesquisa da Piper Jaffray.

Por conta disso, O Facebook precisa novos métodos para engajar o público jovem, além do Instagram e WhatsApp. Um aplicativo de música autônomo parece ser uma boa alternativa neste momento.

Fonte: ThechCrunch