O Facebook anunciou uma nova ferramenta de inteligência artificial direcionada para programadores. Chamado de SapFix, o novo recurso tem a função de analisar códigos-fonte, fazer uma varredura em busca de erros, testar patches de correção e ainda sugere caminhos de atualização, e tudo de modo automático.

O SapFix já está incluso no código massivo do Facebook para poder ser compartilhado com a comunidade desenvolvedora.

Facebook anuncia SapFix, uma IA que corrige código de modo automático.
Facebook anuncia SapFix, uma IA que corrige código de modo automático.

Através do Facebook Code, o a rede social explica sobre o funcionamento da novidade: "Até onde sabemos, essa é a primeira vez que uma função de machine learning — com capacidade de testes e reparos de ponta a ponta — foi inserida em uma base de dados da escala do Facebook. É um passo importante para inteligências artificiais híbridas e traz ainda mais evidências de que a engenharia de softwares baseada em buscas pode reduzir a fricção no desenvolvimento de aplicações", diz a equipe de desenvolvimento da rede.

Para completar, o Facebook diz que,  "à medida que desenvolvemos o SapFix para que ele funcione com todos os tipos de bugs e softwares, essa ferramenta tem o potencial de mudar a velocidade e qualidade da geração de códigos".