Como já sabemos, o Facebook está envolvido em um escândalo de privacidade, que tem a Cambridge Analytica como pivô. No último final de semana, Tim Cook, CEO da Apple, fez alguns comentários criticando o acesso indevido de dados de 50 milhões de cidadãos dos Estados Unidos.

Cook, com o intuito de fortalecer a sua companhia diante as rivais Google e Facebook, disse que a sua empresa sempre teve preocupação com a privacidade de seus usuários. Conforme ele, a Maçã nunca comercializou dados privados de seus clientes com terceiros.

Mark Zuckerberg, por sua vez, após a declaração, defendeu o seu produto e também fez críticas à fala de Cook em relação ao modelo de negócio da Apple. 

Em uma conversa com o podcast do Vox, o criador do Facebook disse que o modelo baseado em anúncios "é o único modelo racional" capaz de manter funcionando um serviço feito para ser usado por qualquer individuo em qualquer lugar do mundo.

Zuckerberg ainda diz que é melhor fugirmos da "Síndrome de Estocolmo", que é quando a vítima se apaixona por seus sequestradores.

Confira o fala de Mark Zuckerberg na íntegra:

Sabe, eu penso que esse argumento, de que, se você não está pagando por algo, então não nos preocupamos com você, é extremamente simplista. E não é de todo alinhado com a verdade. A realidade, aqui, é que se você quer construir um serviço para conectar todos pelo mundo, então muita gente não será capaz de pagar. Portanto, como é o caso de muitas mídias, um modelo baseado em publicidade é o único racional e capaz de sustentar a construção desse serviço para alcançar as pessoas.

Isso não significa que nós não estamos focados primariamente em servir a pessoas. Penso, provavelmente para a insatisfação de nosso time de vendas, que eu tomo todas as nossas decisões com base no que terá importância para a nossa comunidade e com menos foco no lado de publicidade dos negócios.

Mas se você quer criar um serviço que não servirá apenas aos ricos, então é preciso ter algo pelo qual as pessoas possam pagar. Creio que [o fundador e presidente da Amazon] Jeff Bezos fez uma fala excelente sobre isso no lançamento de um Kindle há alguns anos. Ele disse "há companhias que trabalham duro para cobrar mais de você e há companhias que trabalham duro para cobrar menos". E, no Facebook, nós estamos no campo das empresas que trabalham duro para cobrar menos de você e oferecer um serviço que todos possam utilizar.

Não acredito que isso signifique que não nos importamos com as pessoas. Ao contrário, creio ser importante não termos Síndrome de Estocolmo e [com isso] deixarmos as companhias que trabalham duro para cobrar mais convencerem você de que elas, de fato, se preocupam contigo. Porque isso soa ridículo para mim.