Reza a lenda que um dia o pessoal do Facebook estava lá, de boas, curtindo e pensando como poderiam aumentar o nível de treta entre os usuários. Foi aí que alguém teve a ideia genial de criar o botão de "downvote", ou, "voto negativo". As coisas agora vão ficar selvagens na rede de Mark.

Os testes já estão acontecendo com um grupo de usuários beta (5% dos usuários do Android nos EUA com o idioma definido para o inglês) e a princípio estará disponível apenas para os comentários. Funcionará assim: Se você não gostar de um comentário poderá dar um voto negativo para ele. Se o tal comentário receber muitos votos negativos o algoritmo do Facebook irá entender que ele pode ser malicioso, spam, ódio gratuito, etc. e então irá ocultá-lo automaticamente, assim como faz com os comentários que recebem muitos votos positivos e são impulsionados para o topo da discussão. A nova tática foi confirmada pelo pessoal ao site Gizmodo.

O Facebook já possui um botão "Ocultar" para comentários, mas geralmente está escondido atrás da seta suspensa em comentários, ao invés de fácil localização e clique.

Um porta-voz do Facebook disse que a motivação por trás do botão downvote é criar uma maneira leve para que as pessoas forneçam um sinal ao Facebook de que um comentário é inadequado, inseguro ou enganador. Porém, essa história toda traz uma nova questão à tona: Como o Facebook irá lidar com campanhas de ataques em grupo contra uma ideologia? Afinal, tudo será baseado na opinião pessoal de quem vota positivo ou quem vota negativo. 

Aqui está a declaração que o Facebook forneceu ao site citado acima: "Não estamos testando um botão de dislike. Nós estamos explorando um recurso para as pessoas nos enviarem sua opinião sobre comentários em publicações abertas. Isso já está funcionando para um pequeno grupo de pessoas apenas nos EUA".

d

Segundo eles o botão downvote parece mais ou menos com isso: 

Quando acionado, o botão downvote esconderá o comentário para quem o aperto e oferecerá aos usuários opções de relatórios adicionais como "Ofensivo", "Enganador" e "Fora de Contexto". Assim os votos negativos poderão ajudar o Facebook a descobrir se o comentário é censurável, uma forma de "notícia falsa", ou simplesmente irrelevante.

d

De acordo com o Facebook, este é um teste de curto prazo que não afeta o ranking do comentário, da publicação ou da página. É somente uma maneira de dar feedback ao Facebook, não ao comentarista, e não haverá uma contagem publicamente visível de quantos downvotes um comentário teve até o momento. O botão downvote só aparece nas postagens de páginas públicas e não nas postagens de grupos, figuras públicas ou usuários.

O motivo de verdade

O botão downvote vem para ser mais uma recente medida do Facebook em melhorar o bem-estar dos seus usuários priorizando um conteúdo no Feed que gere interações significativas ao invés daquela navegação passiva e zumbi que você só fica rolando e rolando a página sem motivos.

Uma das medidas já implementadas foi mostrar menos vídeos virais, o que, por sua vez, acarretou uma diminuição de 700.000 usuários ativos diários nos Estados Unidos e Canadá - a primeira vez que a rede social teve um declínio, seja em qualquer lugar do mundo - e uma desacelerada na taxa de crescimento do mesmo índice.

Assim a nova ideia é tentar garantir o bem-estar e um ambiente convidativo fazendo com que os comentários tóxicos sumissem, deixando os mais interessantes sempre no topo das postagens. O Facebook - que já classifica a relevância dos comentários com base em Likes e respostas - terá agora mais uma ferramenta para garantir que, se comentários maldosos surgirem e paralisarem a discussão, eles saberão.

Agora Mark tem todas as ferramentas para eventualmente punir as páginas ou trolls que postam fake news ou comentários desnecessários. Porém, isso só abrirá mais perguntas sobre a censura e o que se qualifica como "inapropriado", ainda mais no momento em que o Facebook já está lutando para gerenciar suas responsabilidades como o que Zuckerberg chama de "não uma empresa de mídia tradicional".

k

É ou não é um botão de dislike?

Segundo o a própria rede social, não é, e nunca será. Tal recurso tem sido pedido há tempos, mas o Facebook nunca quis ceder às pressões. Tanto que, em 2015, em um post de perguntas e respostas Mark Zuckerberg respondeu a uma pergunta sobre o assunto. Ele disse:

"Nós não queremos criar um botão de Dislike porque não queremos transformar o Facebook em um fórum onde as pessoas estão votando para cima ou para baixo nas postagens das pessoas. Isso não parece ser o tipo de comunidade que queremos criar ".

A saída para dar às pessoas o que elas queriam foi implementar as reações que permitem ao usuário responder a postagens e comentários com os já tradicionais amor, wow, haha, emoji triste ou irritado e, se você estiver usando o Messenger, as opções de joinha e joinha pra baixo para que possamos demonstrar concordar ou discordar de algo.