Os internautas indianos, no decorrer dos últimos dias, utilizaram a plataforma Reddit para reclamar de uma mudança no sistema de cadastros do Facebook. Conforme um dos usuários, ao tentar entrar em sua conta antiga da rede social, uma tela surgiu orientando o cadastro de seu nome exatamente como consta no Aadhaar, a carteira de identidade oficial da Índia, o que equivale ao nosso Registro Geral (RG).

Mesmo com que dados mais sensíveis, como de algum documento, não sejam exigidos, a medida acabou deixando muita gente desconfortável, já que a mudança pode ser o início para alguma mudança no que diz respeito a privacidade digital. O próprio Facebook acabou emitindo um comunicado sobre o assunto dizendo que tudo não passou de um teste e que o recurso acabou sendo interpretado de modo errôneo.

Facebook pede que usuários se cadastrem com nome oficial na Índia .
Facebook pede que usuários se cadastrem com nome oficial na Índia .

"O teste, que já foi concluído, simplesmente incluiu uma nova informação na página de cadastro que explica ao usuário que usar o mesmo nome de seu Aadhaar facilita que seus familiares e amigos lhe encontrem", explicou a rede social. "Nós não estamos coletando dados do Aadbaar e não obrigamos ninguém a informar seu nome de registro para se cadastrar no Facebook", diz o Facebook. Deste modo, tudo apenas não passou de uma sugestão, e não uma requisição.

Para citar, na mensagem clássica o Facebook diz que "Usar seu nome real faz com que seja mais fácil para os seus amigos te reconhecerem". Já na mensagem atual, que gerou toda a confusão, diz que "Usar o nome que está em seu Aadhaar faz com que seja mais fácil para os seus amigos te reconhecerem".

Como podemos perceber, o texto é o mesmo, apenas utiliza dados locais, no caso, menciona o Aadhaar.