Nesta terça-feira (19) o Facebook liberou uma nova função que permite descobrir quando o usuário aparece em fotos, mesmo que não tenha sido marcado na publicação. Este novo recurso é baseado na tecnologia de reconhecimento facial já presente nas sugestões para a marcação em imagens de perfis de amigos. Com esta nova ferramenta será possível identificar sempre que uma foto for publicada com você, e até mesmo em casos de fotos suas sendo usadas por terceiros para a criação de fakes. Outro benefício interessante é que agora pessoas com deficiência visual vão poder saber quem está nas fotos que são exibidas em seu feed de notícias.

A ferramenta funciona da seguinte forma, sempre que alguma foto for publicada e você esteja entre os amigos da pessoa que publicou, uma notificação será enviada mesmo que a pessoa não o tenha marcado na publicação. Dai basta você decidir se quer se marcar, desmarcar ou entrar em contato com a pessoa para pedir que não divulgue a foto. Outro alerta que também está presente, é quando uma foto do usuário foi escolhida como imagem de perfil. Dessa forma o usuário poderá identificar e denunciar perfis falsos mais rapidamente.

Facebook agora notifica sempre que você aparecer em uma foto de amigos.
Facebook agora notifica sempre que você aparecer em uma foto de amigos.

 Vale lembrar que para esse sistema funcionar depende de dois fatores, o primeiro é com relação a privacidade da publicação. O Facebook explica que você só receberá a notificação caso faça parte da audiência selecionada pela pessoa que publicou a foto.
E o segundo requisito é ter a função de reconhecimento facial habilitada em suas configurações de perfil. Essa mudança implementa um comando padrão para a conta, que estará disponível na versão para computador e no app para celular, para ativá-lo basta entrar nas configurações de qualquer plataforma e marcar o botão "ativado/desativado".

O reconhecimento facial teve início em 2010 na rede social de Marck Zuckerberg. A tecnologia analisa os pixels das fotos e gera uma série de números, chamados de "template", ao receber novas fotos e vídeos, o sistema então compara os templates para identificar as pessoas nas imagens.

Para pessoas com deficiência visual o facebook já possui uma ferramenta que descreve fotos, agora com este novo recurso de reconhecimento facial, as fotos de seus amigos vão ser identificadas, ou seja, pelo reconhecimento facial será possível saber quais amigos estão nas fotos.

O recurso está sendo disponibilizado em todo o mundo gradualmente, com exceção do Canadá e da União Europeia, onde a tecnologia de reconhecimento facial ainda não é utilizada. Ativar este recurso é opcional.