O Facebook, recentemente, publicou um texto em que cita os malefícios e benefícios do uso das redes sociais. O material, assinado pelo diretor de pesquisas David Ginsberg e pela pesquisadora Moira Burke, diz que o Facebook pode ser ruim para a mente das pessoas que consomem as publicações de modo passivo, ou seja, sem ter uma interação.

No texto a dupla cita um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que fez um experimento com vários estudantes que passavam apenas 10 minutos lendo as publicações, enquanto outros utilizam o Facebook para conversar com os amigos e também comentar as postagens. O grupo que apenas lia os posts revelou em testes um humor mais negativo quando comparado aos outros. Para completar, estudos parecidos das Unidades de San Diego e Yale foram mencionados.

Facebook diz que passividade nas redes sociais não faz bem para saúde mental.

Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Melon também diz que conversar com familiares e amigos antigos através da rede social representa uma melhora no humor dos indivíduos. A interação, além disso, pode colaborar em casos de depressão e no combate do sentimento de solidão.

Para completar, uma pesquisa da Universidade Cornell mostrou que as pessoas ficam duas vezes mais propensas a acessar o Facebook para deixar as preocupações de lado, trazendo benefícios para a saúde mental vendo fotos e posts do passado.

Na postagem eles ainda mencionam sobre as mudanças nos algoritmos para uma melhoria no feed de notícias e recursos de aproximação das pessoas. Porém, é muito importante a conscientização dos usuários sobre a qualidade do acesso, que está ligada como ele acessa a rede social.

Por fim, outras informações adicionadas ao texto são as novas funcionalidades que a rede social irá trazer: o botão "Soneca", que irá bloquear contatos pelo período de um mês e ainda o chamado "Dê um tempo", que irá bloquear postagens e mensagens dos ex-namorados.