Na semana passada, o Facebook revelou um programa que tem como finalidade acabar com a chamada pornografia de vingança na Austrália. O método adotado pela rede social é bastante inovador, até curioso.

De acordo com o TechCrunch, para impedir que outras pessoas vazem nudes de um usuário específico, o Facebook poderá solicitar que este mesmo usuário faça um upload de suas imagens.

Facebook pode solicitar nudes de usuários para acabar com pornô de vingança.
Facebook pode solicitar nudes de usuários para acabar com pornô de vingança.

Deste modo, caso um usuário sinta-se ameaçado de que as suas fotos íntimas possam ser compartilhadas por outras pessoas, ele pode entrar em contato com a comissão de segurança eletrônica da rede e com isso o serviço poderá pedir que o usuário utilize o Messenger para enviar as imagens em questão.

De acordo com informações, o pessoal da comissão de segurança não terá acesso as fotos íntimas. Uma vez que a imagem é enviada através do Messenger, ela recebe uma hash, ou seja, uma espécie de impressão digital virtual. A comissão de segurança não armazena a imagem, mas sim a hash dela.

Caso outra pessoa tentasse fazer upload da mesma imagem, ela teria a mesma hash e a rede social conseguiria detectar que a foto íntima estaria prestes a ser compartilhada, e com isso impedir que isso ocorresse.

Em uma entrevista ao canal australiano ABC, a diretora global de segurança do Facebook, Antigone Davis, disse que a Austrália é um dos quatro países que estão fazendo parte do teste, a rede social não mencionou quais são os outros três.