Assim como a Marvel, a DC tem se esforçado em criar um universo estendido nos cinemas com filmes dos seus principais personagens, como Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Aquaman e Flash, além de grandes equipes de heróis como a própria Liga da Justiça e o Esquadrão Suicida. Embora o estúdo esteja passando por uma reformulação que vai recriar o universo todo do zero, ainda temos alguns filmes bons para assistir.

Como assistir aos filmes do DCEU cronologicamente?

Universo Estendido DC: qual a ordem certa para assistir TODOS os filmes
Universo Estendido DC: qual a ordem certa para assistir TODOS os filmes

Com os filmes que se encaixam nesse universo estendido da DC no cinema, a ordem certa (ou que faz mais sentido cronologicamente) é essa:

  • Mulher-Maravilha (2017)
  • Mulher-Maravilha 1984 (2020)
  • O Homem de Aço (2013)
  • Batman vs Superman; A Origem da Justiça (2016)
  • Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Edição Definitiva) (2016)
  • Esquadrão Suicida (2016)
  • Liga da Justiça (2017)
  • Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)
  • Aquaman (2018)
  • Shazam! (2019)
  • Shazam! Fúria dos Deuses (2023)
  • Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa) (2020)
  • O Esquadrão Suicida (2021)
  • Adão Negro (2022)
  • The Flash (2023)
  • Aquaman 2: O Reino Perdido (2023)

B Ô N U S

  • Coringa (2019)
  • The Batman (2022)

1. Mulher-Maravilha (2017)

Mulher-Maravilha (2017)
Mulher-Maravilha (2017)

Esse não é o primeiro filme da DC nesse seu universo estendido, mas cronologicamente ele é um excelente ponto de entrada. Esse filme narra a origem da Mulher-Maravilha. Diana, uma princesa pertencente a uma comunidade de guerreiras conhecidas como Amazonas, decide explorar o "mundo dos homens". Sua missão é conter os planos de Ares, um deus maligno, durante a Primeira Guerra Mundial. Por conta desse contexto que gira em torno dos anos 40, o filme inicia o que chamamos de DCEU (o Universo Estendido DC).

2. Mulher-Maravilha 1984 (2020)

Mulher-Maravilha 1984
Mulher-Maravilha 1984

Ambientado nos anos 1980, Mulher-Maravilha 1984 é o segundo filme no Universo Estendido DC. Enquanto no primeiro filme a Mulher-Maravilha enfrentou os males da guerra e o ódio de Ares, agora seu principal adversário é a ganância humana, personificada pelo vilão Maxwell Lord, interpretado por Pedro Pascal. Kristen Wiig também marca presença como Barbara Minerva, a vilã Mulher-Leopardo. O próximo passo seria a introdução de um novo filme para compor uma trilogia, mas ele foi cancelado após a entrada de James Gunn, novo chefão do universo DC na Warner.

3. O Homem de Aço (2013)

O Homem de Aço
O Homem de Aço

Seguindo a ordem de lançamento, esse foi o filme que inaugurou o Universo DC nos cinemas. Protgonizado por Henry Cavill, a trama é familiar: um bebê é enviado de um distante planeta, adquirindo poderes extraordinários enquanto cresce na Terra e é criado por uma família no interior dos EUA. O filme tem seus problemas, mas não diminui os méritos de 'O Homem de Aço' como um blockbuster bem elaborado e repleto de cenas épicas.

4. Batman vs Superman; A Origem da Justiça (2016)

Batman vs Superman; A Origem da Justiça
Batman vs Superman; A Origem da Justiça

Esse filme é uma continuação direta do filme anterior, iniciando sua narrativa de forma paralela aos eventos finais de 'O Homem de Aço'. Aqui, descobrimos que Batman já faz parte do novo Universo DC e está profundamente irritado com as consequências que a luta entre Superman e o General Zod deixou para a cidade. Iniciando o Universo Estendido DC, esse filme reúne Batman, Superman e, finalmente, a Mulher-Maravilha em uma colaboração há muito desejada pelos fãs. Apesar da crítica negativa, o filme cativou os fãs da DC por causa das intensas sequências de ação.

5. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Edição Definitiva) (2016)

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Edição Definitiva)
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Edição Definitiva)

É o mesmo filme que citamos anteriormente, mas nesse aqui existem mais cenas que foram retiradas do corte que foi para o cinema. O roteiro sofreu alterações e muitas cenas fora deletadas por solicitações do estúdio ou feedback das primeiras exibições de teste. A Edição Definitiva traz de volta essas cenas e nos dá uma visão mais ampla da história de Clark Kent e as razões de sua rivalidade com o Homem-Morcego de Gotham. Além disso, inclui mais cenas com Lois Lane, que ajudam a entender melhor os eventos do filme. Minha sugestão particular é que você desconsidere o filme anterior e assista apenas a Edição Definitiva.

6. Esquadrão Suicida (2016)

Esquadrão Suicida
Esquadrão Suicida

Esquadrão Suicida, de 2016, se passa após os eventos de 'O Homem de Aço' e 'Batman vs. Superman', quando o governo dos EUA decide montar sua própria equipe de super-heróis, composta por vilões encarcerados. O filme, baseado na equipe de quadrinhos dos anos 1980, é dirigido por David Ayer (conhecido por 'Tempos de Violência') e adota um estilo de edição similar a videoclipes, com doses de humor e um elenco estelar, incluindo Will Smith, Margot Robbie, Jared Leto, Viola Davis, Jai Courtney, Cara Delevingne e Joel Kinnaman.

7. Liga da Justiça (2017)

Liga da Justiça
Liga da Justiça

Esse filme completa a trilogia que estabelece o ínicio do Universo DC nos cinemas, ao lado de 'O Homem de Aço' e 'Batman vs Superman'. Após os eventos do confronto entre Batman e Superman, a Terra enfrenta uma ameaça intergaláctica, levando o Homem-Morcego a formar uma equipe para proteger nosso planeta. O filme conecta-se à história das Amazonas apresentada em Mulher-Maravilha e prepara o terreno para os filmes individuais dos heróis Aquaman, Flash e Cyborg. Infelizmente, o resultado final não ficou legal, muito por que o diretor Zack Snyder precisou se ausentar e foi substituído por Joss Whedon, o responsável por 'Os Vingadores'.

8. Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Liga da Justiça de Zack Snyder
Liga da Justiça de Zack Snyder

Quando os fãs souberam dos problemas nos bastidores de 'Liga da Justiça', raidamente eles se mobilizaram para pedir a exibição de uma nova versão do filme, agora do jeito que o diretor Zack Snyder queria. Após uma campanha intensa, o "Snyder Cut" finalmente foi lançado com um enredo melhor e cenas inéditas, algumas que tinham sido deletadas da primeira versão e outras totalmente novas que foram gravadas para entrar nessa versão. Com cerca de 4 horas, eu posso afirmar que esse filme completa melhor o Universo Estendido DC, mas para quem não é fã, a primeira versão já é suficiente.

9. Aquaman (2018)

Aquaman (2018)
Aquaman (2018)

'Aquaman' é o primeiro herói a ter um filme solo logo após terem sido apresentados no filma da Liga da Justiça. Diferente do visual colorido que vemos nos desenhos e quadrinhos mais antigos, nesse filme temos uma versão "bad boy" do Aquaman, interpretado porJason Momoa. Embora a história em si não explore totalmente a profundidade sugerida no início, se perde um pouco ao focar nos vários conflitos entre os personagens, ainda assim, deve agradar aqueles que buscam um filme de ação descontraído.

10. Shazam! (2019)

Shazam! (2019)
Shazam! (2019)

'Shazam!' é um clássico das histórias em quadrinhos, que caso você não saiba, ele originalmente deveria se chamar Capitão Marvel, mas teve que mudar de nome por motivos óbvios. Nesta adaptação para o cinema, o protagonista, Billy Batson, é um garoto que ganha poderes mágicos e se transforma no "Mortal Mais Poderoso da Terra" ao pronunciar a palavra mágica "Shazam!". Zachary Levi, conhecido por 'Chuck', interpreta a versão crescida do protagonista. Talvez ele seja o herói mais divertido da DC, feito para divertir toda a família.

11. Shazam! Fúria dos Deuses (2023)

Shazam! Fúria dos Deuses (2023)
Shazam! Fúria dos Deuses (2023)

'Shazam! Fúria dos Deuses' (2023) é a continuação do filme de 2019 e traz uma nova perspectiva. Billy Batson agora é um adolescente prestes a se tornar adulto, mas ainda pode se transformar em um super-herói (Zachary Levi). Diferentemente do primeiro filme, ele agora conta com a ajuda de seus irmãos de criação que também têm o mesmo poder e juntos defendem a cidade de Filadélfia contra três divindades gregas. Daí o nome "Fúria dos Deuses".

12. Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa) (2020)

Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa) (2020)
Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa) (2020)

Esse filme é uma continuação de 'Esquadrão Suicida', lançado em 2016. Além da protagonista Arlequina, que tem uma participação significativa, o elenco introduz novos personagens no Universo Estendido DC: a policial Renee Montoya, a Caçadora, a Canário Negro e Cassandra Cain. O vilão, Máscara Negra, conhecido antagonista do Batman, é interpretado de forma convincente por Ewan McGregor.

13. O Esquadrão Suicida (2021)

O Esquadrão Suicida (2021)
O Esquadrão Suicida (2021)

"O Esquadrão Suicida" de 2016 foi outro filme que depois de muita polêmica precisou ganhar uma nova versão, pois a primeira desagradou até o diretor, David Ayer. Demoraram cinco anos para a Warner Bros. permitir uma nova adaptação e agora com total liberdade a outro cineasta, James Gunn. Livre das restrições da Disney e da necessidade de ser mais "familiar", o diretor explora ao máximo a violência e o humor ácido em 'O Esquadrão Suicida'. O filme não é uma continuação do primeiro, muito menos um reboot. É mais uma versão que você deve usar para esquecer a que foi lançada em 2016.

14. Adão Negro (2022)

Adão Negro (2022)
Adão Negro (2022)

'Adão Negro', para quem não sabe, surgiu como um vilão do Shazam! e é um anti-herói com um histórico totalitário e anti-imperialista, além de uma moral questionável. Infelizmente, a versão para cinema não é tão fiel a essa descrição. As cenas de ação são boas, embora usem bastante câmera lenta, e temos a chance de ver a Sociedade da Justiça - a equipe mais antiga da DC - na telona.

15. The Flash (2023)

The Flash (2023)
The Flash (2023)

Após anos de produção e diversas controvérsias, o homem mais rápido do Universo DC ganhou um filme solo. Ezra Miller assume o papel do velocista escarlate, com o aguardado retorno de Michael Keaton como Batman. O filme é divertido e emocionante, com cenas animadas, algumas boas ideias e mais originalidade do que muitas produções recentes dos filmes do Universo Marvel. O filme tem seus defeitos, mas no geral, agrada fãs e críticos especializados.

16. Aquaman 2: O Reino Perdido (2023)

Aquaman 2: O Reino Perdido (2023)
Aquaman 2: O Reino Perdido (2023)

'Aquaman 2: O Reino Perdido' é o segundo capítulo da história de Aquaman. O filme faz parte do antigo universo expandido da DC, enquanto James Gunn prepara novos filmes com diferentes atores para uma nova fase do estúdio. Na trama, Aquaman precisa formar uma aliança improvável com King Orm quando um poder ancestral é liberado, ameaçando Atlântida e o resto do mundo com uma destruição irreversível.

Bônus: Coringa (2019)

Coringa (2019)
Coringa (2019)

'O Coringa' não é bem um filme do DCEU, mas ganhou destaque no cinema, batendo uma bilheteria de mais de um bilhão de dólares. O filme não tem relação com outros filmes, apenas apresenta uma versão moderna do Coringa, vilão do Batman, agora interpretado por Joaquin Phoenix. Como não faz parte do Universo da DC, você não precisa ter assistido a nenhum outro filme de super-herói da DC para entender essa história do Coringa.

Bônus: The Batman (2022)

The Batman (2022)
The Batman (2022)

Inicialmente, o filme 'The Batman' foi lançado como parte do DCEU com Ben Affleck sendo o produtor, roteirista, diretor e protagonista. No entanto, ele saiu do projeto e o filme acabou se transformando em uma história independente pelo diretor Matt Reeves. A trama de The Batman se passa no segundo ano de Bruce Wayne, agora interpretado por Robert Pattinson, enquanto ele tenta desvendar o mistério de vários assassinatos em Gotham cometidos pelo vilão Charada.

Filmes do DCEU em ordem de lançamento

  1. Homem de Aço (2013)
  2. Batman vs Superman: Origem da Justiça (2016)
  3. Esquadrão Suicida (2016)
  4. Mulher-Maravilha (2017)
  5. Liga da Justiça (2017)
  6. Aquaman (2018)
  7. Shazam! (2019)
  8. Aves de Rapina (2020)
  9. Mulher-Maravilha 1984 (2020)
  10. Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)
  11. O Esquadrão Suicida (2021)