Martin Scorsese dirigiu o filme "Assassinos da Lua das Flores", considerado sua obra-prima pelos críticos. O filme retrata o genocídio dos povos indígenas nos Estados Unidos e é baseado no livro homônimo de David Grann. A palavra genocídio foi cunhada em 1944 por Raphael Lemkin, em seu livro sobre o genocídio nazista. Scorsese utiliza esse termo para descrever o assassinato dos povos Osage nos EUA.

O filme foi planejado desde 2017, mas a produção foi interrompida pela pandemia de Covid-19. Scorsese contou com a participação crucial da nação Osage para contar a história de forma respeitável.

Genocídio dos povos indígenas

Assassinos da Lua das Flores
Assassinos da Lua das Flores

O enredo do filme se passa na década de 1920, em Oklahoma, e foca nos assassinatos não solucionados dos indígenas Osage. No livro de Grann, o foco era no FBI, mas Scorsese decidiu mudar o enfoque para o povo Osage.

Os Osage foram deslocados para terras de Oklahoma em 1870, sem saber que essas terras guardavam uma reserva de petróleo. Eles ficaram ricos, mas o Estado espoliou sua fortuna e nomeou tutores brancos para administrar suas contas.

Bill Hale, um líder da cidade, se passava por amigo dos indígenas, mas na verdade planejava tomar o controle da exploração do petróleo da reserva. Seu sobrinho Ernest foi fundamental para colocar o plano em prática, orquestrando a morte sistemática de sua própria família.

A sensibilidade de Martin Scorsese

Assassinos da Lua das Flores
Assassinos da Lua das Flores

Scorsese conta a história de forma respeitável, utilizando sua posição privilegiada para dar voz aos povos indígenas. As atuações de Robert De Niro, Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone são elogiadas, assim como a direção de Scorsese.

O filme é tecnicamente perfeito e deve receber indicações ao Oscar. Mas a maior recompensa é poder dar visibilidade a um tema negligenciado: o genocídio dos povos indígenas.

Sinopse

"Assassinos da Lua das Flores" é uma adaptação do best-seller de David Grann, que compartilha o mesmo título, e é baseado em eventos reais. A trama se passa em 1920, na região de Oklahoma, nos Estados Unidos, onde uma série de assassinatos misteriosos ocorre na tribo indígena Osage, cujas terras eram ricas em petróleo. Esta intrigante história foi investigada pelo recém-criado FBI na época.

Onde assistir Assassinos da Lua das Flores?

O filme está disponível nos cinemas brasileiros e em breve na Apple TV+.