O ator Michael Gambon, famoso por interpretar Albus Dumbledore na franquia de filmes Harry Potter, morreu aos 82 anos. Gambon começou sua carreira em Londres como membro de um grupo de teatro amador. Ele ganhou prêmios BAFTA, Olivier e Screen Actors Guild Awards ao longo de sua carreira. Gambon ficou conhecido por interpretar Dumbledore após a morte de Richard Harris. Ele também atuou em outros filmes de destaque, como O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante e O Discurso do Rei.

Carreira e Prêmios

Michael Gambon começou sua carreira em Londres, aos 21 anos, como membro de um grupo de teatro amador. Na década de 1980, ele protagonizou a série The Singing Detective, pela qual recebeu um prêmio BAFTA. Ao longo de sua carreira, Gambon ganhou três prêmios Olivier e dois prêmios Screen Actors Guild Awards por suas atuações em Gosford Park e O Discurso do Rei, respectivamente.

Interpretação de Dumbledore

Michael Gambon como Albus Dumbledore
Michael Gambon como Albus Dumbledore

Michael Gambon ficou mais conhecido por assumir o papel de Albus Dumbledore na franquia de filmes Harry Potter. Ele assumiu o papel logo após a morte de Richard Harris, que interpretou o personagem nos dois primeiros longas da série. Além de sua participação na saga do bruxinho, Gambon também atuou em outros filmes de renome, como O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante e O Discurso do Rei.

Via