Velozes e Furiosos 10 será lançado nesta sexta-feira, 19 de maio. Em ritmo de pura adrenalina, mas bem próximo de chegar ao fim dessa corrida que já dura 11 filmes, vamos listar neste artigo cada uma dessas produções, indo do pior filme da franquia até o melhor de todos. A lista é baseada na avaliação da redação do Oficina da Net, mas também leva em consideração as notas dos filmes em diversas plataformas de cinema.

11. Velozes e Furiosos 10 (2023)

Velozes e Furiosos 10 (2023)
Velozes e Furiosos 10 (2023) Foto: Reprodução

Anunciado como a primeira parte da trilogia que vai colocar um fim na saga estrelada por Vin Diesel, Velozes & Furiosos 10 marca um momento significativo para essa franquia que ja perdura por 11 produções. O novo filme incorpora algumas características que conhecemos de outros filmes da saga, mas em vez de irritar somente aqueles que não são muito chegados na série, irrita também aos fãs, com esquetes de ação repetitivas e sem sentido.

10. Velozes e Furiosos 8 (2017)

Velozes e Furiosos 8 (2017)
Velozes e Furiosos 8 (2017) Foto: Reprodução

Esse é o filme em que a gangue enfrenta um submarino no gelo, lembra? Após um sétimo filme marcado por um forte apelo emocional devido à perda de Paul Walker, o oitavo filme da série tentou voltar aos trilhos, mas caiu e muito na qualidade. O longa ainda tem uma cena e outra que se salva, mas muito abaixo de todos os filmes da franquia até agora.

9. Velozes e Furiosos 6 (2013)

Velozes e Furiosos 6 (2013)
Velozes e Furiosos 6 (2013) Foto: Reprodução

O sexto episódio é um filme atípico na franquia, pois não leva a sério o clima construído nos primeiros longas da franquia. O humor de Tyrese Gibson é um dos destaques, já que ele assume o papel de piadista e rouba a cena em vários momentos, masi isso acaba se tornando cansativo, ainda mais para uma franquia de ação que é conhecido por suas cenas exageradas de luta, corrida e explosões. Até dá para se divertir com esse sexto filme, mas é esquecível.

8. +Velozes +Furiosos (2003)

+Velozes +Furiosos (2003)
+Velozes +Furiosos (2003) Foto: Reprodução

+Velozes +Furiosos, lançado em 2003, é um continuação que falha em manter o mesmo nível de diversão e empolgação do seu antecessor. A trama é considerada boba e o enredo é previsível, repleto de clichês. Além disso, a direção de John Singleton é mencionada como deslizante, resultando em corridas menos empolgantes, apesar do uso de recursos adicionais, como computação gráfica. Embora a ação e a diversão ainda sejam presentes no filme, a falta de originalidade e a ausência de surpresas contribuem para ele estar na oitava colocação deste ranking.

7. Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)

Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)
Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019) Foto: Reprodução

Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw é um filme que, embora seja elogiado por sua escala grandiosa de ação e pelo casamento bem afinado do humor entre os protagonistas interpretados por Dwayne Johnson e Jason Statham, existem alguns pontos negativos que afetam sua posição nesse ranking. A trama é descrita como inchada, com uma desnecessária grande variedade de gêneros. Algumas cenas se salvam, mas não passa nem perto do mesmo nível de outros filmes da saga.

6. Velozes e Furiosos 4 (2009)

Velozes e Furiosos 4 (2009)
Velozes e Furiosos 4 (2009) Foto: Reprodução

Apesar de trazer de volta alguns dos seus protagonistas originais, Velozes e Furiosos 4 é considerado menos empolgante em termos de ação e corridas de carros em comparação aos filmes anteriores. A mudança de direção e a tentativa de incluir elementos dramáticos podem ter afetado o ritmo e a essência da série, diminuindo e muito impacto do filme. A única coisa que justifica esse filme estar na sexta colocação e não na nona ou oitava, é a química entre Paul Walker e Vin Diesel que ainda dá para divertir.

5. Velozes e Furiosos 9 (2021)

Velozes e Furiosos 9 (2021)
Velozes e Furiosos 9 (2021) Foto: Reprodução

Abrindo o top 5 da franquia, Velozes e Furiosos 9 carrega a fórmula de sucesso da Marvel de apresentar uma trama para agradar os fãs co muitos alívios cômicos. Para alguns isso é bom, mas para outros é péssimo. Na nossa avaliação, podemos dizer que o roteiro não faz muito sentido, tendo a ressurreição de Han (Sung Kang), um dos favoritos dos fãs, e até uma viagem da gangue para o espaço sideral. No entanto, é o "menos pior" de todos os filmes mais recentes da franquia.

4. Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011) Foto: Reprodução

Lá fora, nem todo mundo gosta de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio, mas por se passar no Brasil, a turma daqui curte demais esse filme. A história é realmente boa, mas marca uma mudança na franquia, deixando de lado o foco em "car porn" e se aproximando de um gênero de ação mais convencional, com uma estrutura de filme de assalto. Além disso, o filme agrada os fãs mais antigos justamente por reunir todos os personagens anteriores como uma espécie de "Vingadores", mas numa grande operação pelas ruas da cidade maravilhosa.

3. Velozes e Furiosos 7 (2015)

Velozes e Furiosos 7 (2015)
Velozes e Furiosos 7 (2015) Foto: Reprodução

Emocionante, maravilhoso e o melhor filme da franquia se deixarmos de lado o projeto inicial da saga, que esbanja carros tunados e corridas alucinadas. Em nosso ranking, Velozes e Furiosos 7 leva a medalha de bronze, já que representa uma guinada na franquia, especialmente por conta do talentoso diretor James Wan, que pensa em cada cena para valorizar os balés dos carros e das lutas de diferentes ângulos. A melhor parte é o final, onde temos uma tocante homenagem ao falecido ator Paul Walker ao som de "See You Again". Caiu uma lagrima aí?

2. Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)
Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006) Foto: Reprodução

O terceiro filme da franquia é o mais divertido e poderia até ser o melhor de toda a franquia, mas aqui leva a medalha de prata por conta de alguns detalhes que pesam no final. Esse episódio não conta com a participação de Dom e nem Brian, mas é um momento marcante para os fãs de Han, já que é na cena pós-créditos desse filme em que temos a morte do nosso japa favorito e depois ele volta a aparecer com mais detalhes no oitavo filme. A estrela do filme fica para as corridas eletrizantes e drift — sim, muito pneu queimando no asfalto.

1. Velozes e Furiosos (2001)

Velozes e Furiosos (2001)
Velozes e Furiosos (2001) Foto: Reprodução

É justo dizer que "Velozes e Furiosos", o primeiro filme da franquia, é também o primeiro lugar nesse ranking. Quando ele chegou nos cinemas lá em 2001, todo mundo queria vez de perto essa cultura de corrida de rua com cenas de ação empolgantes e perseguições emocionantes pelas ruas de Los Angeles. O filme tem uma atmosfera carregada de adrenalina, combina carros potentes, belas mulheres e apresenta um elenco carismático liderado por Vin Diesel e Paul Walker. Por ter sido um sucesso de bilheteria e o começo de tudo, ele é o melhor filme da franquia.

Você concorda com o nosso ranking? Qual dos filmes vocês gosta mais?