Recentemente foi anunciado a confirmação da compra da empresa de streaming de animês Crunchyroll pela Funimation da Sony. A AT&T e a WarnerMedia aceitaram o acordo de venda feito pela Sony Pictures Entertainment Inc. Anteriormente havia rumores sobre a venda, porém não se sabia se a negociação iria ser de fato concretizada. O valor final da negociação foi acordado em US$1,175 bilhão.

O CRO da WarnerMedia, Tony Gonçanvez, diz:

"A equipe do Crunchyroll fez um trabalho extraordinário não apenas no crescimento da marca Crunchyroll, mas também na construção de uma comunidade apaixonada de fãs de anime. O sucesso da Crunchyroll é um resultado direto da cultura da empresa e do compromisso com seus fãs. Ao combinar com o Funimation, eles continuarão a nutrir uma comunidade global e a trazer mais anime para mais pessoas. Estou extremamente orgulhoso da equipe da Crunchyroll e do que eles foram capazes de realizar no espaço da mídia digital em tão curto período de tempo. Eles criaram um ecossistema global de ponta a ponta para essa forma de arte incrível."

O presidente e CEO da Sony Pictures Entertainment, Tony Vinciquerra, diz:

"Estamos orgulhosos de trazer a Crunchyroll para a família Sony. Por meio da Funimation e de nossos fantásticos parceiros da Aniplex e da Sony Music Entertainment Japan, temos um profundo conhecimento dessa forma de arte global e estamos bem posicionados para fornecer conteúdo excepcional para públicos em todo o mundo. Junto com a Crunchyroll, criaremos a melhor experiência possível para os fãs e maiores oportunidades para criadores, produtores e editores no Japão e em outros lugares. A Funimation faz isso há mais de 25 anos e esperamos continuar a alavancar o poder da criatividade e da tecnologia para ter sucesso neste segmento de entretenimento em rápido crescimento."

Crunchyroll.
Crunchyroll.

Inicialmente, esta aquisição da Crunchyroll pela Sony podera tornar mais facil a competição com a Netflix em termos de produções de animação. Talvez você pense que é repentino a Sony investir em animês agora, mas a empresa trabalha com a produção de animações japonesas há décadas. Um exemplo disto é a criação da Aniplex pela Sony Music Entertainment Japan em 1995, onde posteriormente, em 2005, acabou criando-se um estúdio próprio de animações, o A-1 Pictures, responsável por obras como Kaguya-sama: Love is War e Sword Art Online.

Outras compras de serviços de streaming foram feitas pela Sony também, como em 2015 com a francesa Wakanum, em 2018 com a australiana Madman Anime (junto com o AnimeLab) e por último, tivemos a negociação da Funimation em 2019.

O valor de um bilhão de dólares não foi calculado com base no nível do serviço de streaming de obras japonesas ou o fato dele ter transmissão simultânea de animações, mas sim baseado na expansão da produção de animês no exterior.

Anúncio da venda já foi feito no site oficial da Crunchyroll

A decisão de compra já foi comunicada no site oficial da Crunchyroll tambem.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!