Os usuários do aplicativo para smartphones da plataforma de streaming Netflix provavelmente já devem conhecer a funcionalidade "downloads inteligentes" (ou "smart downloads"). Essa funcionalidade faz com que o celular baixe de maneira automática os episódios mais recentes do filme ou série ou documentário que você esteja assistindo. Dessa forma fica mais fácil de assistir, por exemplo, aos episódios de uma série mesmo que você esteja com a conexão ruim.

Agora o Netflix está testando uma expansão da funcionalidade citada acima, chamada "Downloads para você" (ou "Downloads for you"). A nova ferramenta permite que o aplicativo indique e realize o download de um conteúdo que você ainda não assistiu. O conteúdo mostrado ao usuário será baseado nos filmes, séries e documentários, que ele já assistiu. Claro que o aplicativo não irá baixar infinitamente, ele irá respeitar o limite de armazenamento definido pela pessoa.

Funcionalidade
Funcionalidade "Downloads for you" ("Download para você"). Fonte: AndroidPolice

Observação: Por padrão, quando a funcionalidade é ativada, o limite configurado para 1GB de espaço.

Quando o "Downloads for you" é ativado, o novo conteúdo para assistir surgirá na aba de downloads, localizada na parte inferior da tela.

Visual da aba de downloads quando o novo recurso é ativado. Fonte: AndroidPolice
Visual da aba de downloads quando o novo recurso é ativado. Fonte: AndroidPolice

No momento em que o recurso estiver em funcionamento, o usuário recebera uma notificação como já recebe quando um download está sendo realizado. Além disso, o app analisa se o usuário está utilizando a rede de internet Wi-fi ou a rede de internet móvel, para baixar conteúdo somente quando estiver no Wi-fi.

Não se sabe ainda quando a Netflix irá atualizar seu aplicativo para que os usuários tenham acesso. Também não se tem a certeza de que a empresa realmente empregará a ferramenta, afinal, é apenas um teste.

A nova funcionalidade foi percebida nas versões beta do app, mas de acordo com o site Android Police, não foi possível detectar a qual versão do aplicativo a novidade está implementada.

O que achou da nova ferramenta que está em teste da Netflix? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: AndroidPolice