Uma história um tanto inusitada viralizou nas redes sociais, envolvendo o brasileiro Jorge Freire, publicitário, e dono de um Apple Watch que aparentemente possivelmente salvou sua vida. Em postagem no Facebook, Jorge contou sua história de como um alerta do Apple Watch 5 em seu pulso foi o que fez ele procurar a emergência e evitar graves complicações.

O smartwatch apontou que Jorge estava com 140 BPM (batimentos por minuto) por um período superior a dez minutos. Esses batimentos são considerados acelerados. Jorge recebeu esse alerta ao voltar de São Paulo, e logo que checou o relógio, seus BPM estavam em 170, porém ele se encontrava apenas andando e o que não justifica batidas tão aceleradas. Chegando em casa, um monitoramento de cerca de 30 minutos constatou que sua média de batimentos estava em 160 BPM, aí Jorge percebeu que poderia se tratar de algo grave e procurou ajuda médica.

Se tratou de uma taquicardia, que é um distúrbio no ritmo de batimentos e pode indicar quadros muito mais graves ou provocá-los, como infarto, parada cardíaca, doenças diversas do coração e até mesmo morte súbita. Claro que não sabemos o que poderia ter acontecido com Jorge, talvez (e com sorte) nada, mas com ajuda médica ele foi devidamente tratado para não ter que descobrir o que poderia ter sido.

"O médico controlou os batimentos cardíacos através de remédio e desde esse dia estou bem. Agora farei uma bateria de exames para checar o que pode ter ocorrido. Para os médicos, juntou excessos do fim de ano, stress, ansiedade e a minha burrice de não tomar corretamente meu remédio de pressão", escreveu ele no post que viralizou na internet, com mais de 2,1 mil reações, 1,1 mil comentários e quase 950 compartilhamentos.

Mas não para por aí, a postagem chegou até ao CEO da Apple, Tim Cook, que enviou um e-mail ao brasileiro: "Jorge, feliz Ano Novo! Estou contente por você estar bem agora. Obrigado por compartilhar sua história conosco - isso nos inspira a continuar avançando. Atenciosamente, Tim"

O smartwatch já havia ajudado e salvado pessoas em algumas ocasiões, mas desta vez foi de um brasileiro. "Posso dizer que o Apple Watch 5 me salvou. Não estava sentindo nada e poderia ter ficado com essa taquicardia por horas. E o resultado disso, bem, você já sabe..."