Conheci a Dobra através de alguma indicação no YouTube. É uma marca brasileira daquelas moderninhas, que trazem mensagens positivas e não se identificam como vendedoras de objetos, mas de experiências. Seu mais famoso produto são carteiras feitas de um material chamado Tyvek, um "polietileno de alta densidade" que consiste em fibras sintéticas entrelaçadas. É resistente e não molha com facilidade, tendo sido utilizado em engenharia e até pela NASA - é sempre legal jogar essa carta, certo? Na prática, o Tyvek se parece com papel, e sua aplicação nas carteiras gerou um produto super fino, que chama atenção nas diversas estampas aplicadas pela Dobra.

Eu já vinha querendo comprar uma carteira compacta há algum tempo, e a oferta dessa fabricante acabou vindo em boa hora. Comprei, em janeiro deste ano, uma carteira da linha "Old is Cool" com estampa de lúpulos. Eles também têm o chamado modelo clássico, que usa apenas dobraduras e cola num design diferenciado; optei por algo mais comum, ou oldschool, e desembolsei pouco mais de 70 reais pelo produto mais envio. Depois de uma semana em produção, meu pedido foi despachado e chegou por aqui.

Modelo
Modelo "Old is cool" tem espaços separados para cartões, entradas laterais e compartimento para cédulas.

No início, a experiência com a carteira foi curiosa. Ela é, de fato, muito compacta, e exigiu uma organização um pouco maior para guardar cédulas em seu justo compartimento. A ausência de um bolso para moedas também requereu adaptação, mas este sou só eu, já que a característica diz respeito a grande parte das carteiras convencionais. O pouco volume me fez passar por alguns sustos, quando achava que não havia nada em meu bolso de trás. Em certa ocasião, por esquecer que estava com ela, entrei na piscina e só me dei conta de sua presença minutos depois - ao menos, isso serviu para provar que a resistência a água estava em dia, uma vez que não houve danos à estrutura da peça.

Em geral, gostei da experiência de utilizar esse produto. É muito leve e prático. Como dizem em minha cidade, "pau pra toda obra". Mas, depois de uns 20 dias, percebi sutis alterações estéticas: por fora, perto da dobradura, surgiu uma certa lombada, decorrente do volume criado pelos cartões no interior. As quinas dilataram ligeiramente e uma linha de costura se soltou. A descrição faz parecer que é algo sério. Não é. São realmente detalhes, até naturais, mas que me deixaram com uma pulga atrás da orelha sobre a durabilidade da Old is Cool.

Pequena alteração na forma.
Pequena alteração na forma.

Felizmente, depois de 10 meses de uso diário, o resultado foi positivo. Estimo, de maneira arbitrária, que a carteira manteve 90% de sua forma original, e assim está agora. As alterações que percebi lá atrás não ficaram mais graves, e nada de relevante se deteriorou. Se tivesse que citar, diria que a estampa desbotou qualquer coisa, mas está próxima o suficiente da original para não ser um problema. Levando em consideração que utilizei o item sem qualquer cuidado específico, colocando-o em qualquer superfície e levando-o para qualquer lugar, concluo que ele cumpriu o prometido em termos de durabilidade.

Uma desfiadinha não faz mal.
Uma desfiadinha não faz mal.

Este não parece ser um produto para todos, dada a compactação em seu design. Mas, baseado em minha experiência, eu o recomendaria para quem quer experimentar algo diferente das carteiras tradicionais. O atendimento da Dobra também me pareceu bom, e eles estão disponíveis para reciclar carteiras usadas em troca de desconto por uma nova. Um dia desses, faço isso.