Os celulares no Brasil estão cada vez mais interessantes e a Motorola é uma das empresas que tem se esforçado muito para ouvir o consumidor. A marca mantém hoje dois modelos muito fortes no mercado, o Edge 60 Pro e o Edge 50 Ultra, que apesar de parecidos no visual, entregam propostas diferentes. Neste comparativo direto, a gente mostra onde cada um se sai melhor e qual faz mais sentido para o seu perfil de uso.
Tela e construção
Lançado em abril do ano passado, o Motorola Edge 60 Pro é dono de um design mais leve e confortável. Ele vem com uma tela OLED curva de 6,7 polegadas com 120 Hz de taxa de atualização. O acabamento curvo em todos os lados entrega um conforto extra no uso e passa uma sensação de celular ainda mais moderna.
O Edge 50 Ultra, por sua vez, traz uma proposta mais premium. A tela OLED também tem 6,7 polegadas, mas com taxa de atualização mais alta, o que resulta em animações ainda mais suaves. O acabamento reforça a sensação de um aparelho mais sofisticado, uma vez que ele tem uma estrutura feita em alumínio.
Em ambos, a Motorola traz também a certificação IP68, que entrega resistência máxima contra água e poeira. Contudo, o Pro traz também a certificação IP69, que o protege contra jatos d'água.
Performance
No dia a dia, os dois celulares são rápidos e responsivos. O Edge 60 Pro trabalha com um processador Dimensity 8350 Extreme que roda apps pesados sem engasgos. O multitarefas também agrada e isso se deve aos 12 GB de RAM disponíveis. Como resultado, você consegue executar vários aplicativos ao mesmo tempo sem que eles fiquem reiniciando.
Já o Edge 50 Ultra vai além ao contar com um processador premium da Qualcomm, o Snapdragon 8s Gen 3. Com isso, ele é capaz de rodar qualquer app ou jogo da Play Store com ótima fluidez. Ele ainda traz 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. Nos dois casos, a interface da Motorola é bem leve e não trava de jeito nenhum.
Câmeras
No Motorola Edge 60 Pro, temos uma câmera principal de 50 MP com estabilização óptica (OIS), um ultrawide de 50 MP e uma telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e zoom digital que pode chegar a até cerca de 50x em modos específicos, embora os resultados mais naturais venham até cerca de 10-15x. A câmera frontal também tem resolução alta (50 MP).
Já o Motorola Edge 50 Ultra traz uma lente melhor de 50 MP, com abertura mais ampla, o que favorece captação de luz em cenários com menos iluminação. Ele inclui uma lente telefoto periscópio de 64 MP com zoom óptico de 3x e um sensor ultrawide de 50 MP. Além disso, sua câmera frontal de 50 MP grava vídeo em 4K a 60 fps.
Em câmeras, o modelo Ultra leva a vantagem.
Bateria e carregamento
O Edge 60 Pro vem com uma bateria enorme de 6.000 mAh, uma das maiores da categoria em sua faixa de preço. Isso significa que, mesmo em uso intenso, ele pode chegar no fim do dia ainda com carga sobrando ou, em uso moderado. Além disso, ele suporta carregamento rápido de 90 watts com fio, que recarrega boa parte da bateria em menos de 30-40 minutos com carregador que vem na caixa.
Já o Edge 50 Ultra tem uma bateria menor, de 4.500 mAh, o que é mais comum em celulares top de linha finos hoje em dia. Porém, ele compensa isso com carregamento muito rápido de 125 W, que pode encher grande parte da bateria em cerca de 20 - 25 minutos. Com isso, ele pode ser uma melhor opção para quem tem pressa em carregar o celular no dia a dia.
Vale a pena comprar qual em 2026?
Como visto, os dois smartphones são incríveis. Dificilmente alguém vai se arrepender se escolher qualquer um deles como novo negócio. No entanto, ainda considero o Motorola Edge 50 Ultra supeior pelo conjunto geral. Vai melhor em performance e tem câmeras mais eficientes. Portanto, ele é o grande vencedor desse comparativo.