Filmes bons muitas vezes não conseguem desenrolar sua história em uma obra só, e disso surgem as trilogias. Algumas dão certo, outras nem tanto.  Trouxemos uma lista de trilogias que deram certo o suficiente para o público ficar querendo mais e apostar na sua sequência.

1. O Senhor dos Anéis

A saga O Senhor dos Anéis, adaptada para o cinema a partir da obra de J. R. R. Tolkien, foi escrita e dirigida por Peter Jackson e se tornou uma das mais bem sucedidas do cinema, contando com três filmes: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Eles foram filmados ao mesmo tempo fazendo com que o elenco permanecesse igual nos três episódios. Além do sucesso entre a crítica cinematográfica, O Retorno do Rei se tornou um dos filmes mais premiados da história do Oscar.

Trilogia
Trilogia "O Senhor dos Anéis"

 

2. O Hobbit

O Hobbit, também dirigido por Peter Jackson, custou o dobro de Senhor dos Anéis. Além dessa diferença, a saga deu ênfase aos efeitos especiais, e por conta disso, apareceu somente em categorias técnicas nas maiores premiações do cinema. A trilogia é dividia em: Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014). Virou uma saga muito popular em que o diretor, sem medo de arriscar ou desagradar, trouxe um visual impressionante de ação com batalhas empolgantes.

Dica: Hey, confira as novidades e lançamentos da Netflix em 2018

Trilogia
Trilogia "O Hobbit"

 

3. O Poderoso Chefão

A trilogia dos Corleone, baseada na obra de Mario Puzo e dirigida por Francis Ford Coppola, começa com O Poderoso Chefão (1972), primeiro filme da saga, com Marlon Brando e Al Pacino no elenco. Já o segundo, O Poderoso Chefão: parte II (1974), tem Robert de Niro como ator coadjuvante e foi muito bem recebido pela crítica, caracterizando uma continuação rica da série. O terceiro e último, O Poderoso Chefão: parte III (1990), vem para encerrar essa trilogia, dona de uma fotografia incrível, como um epílogo e não uma terceira parte.

Trilogia
Trilogia "O Poderoso Chefão"

 

4. A Morte do Demônio

Apesar de ser uma trilogia com o mesmo personagem principal, A Morte do Demônio não possui uma continuidade, são episódios isolados. O diretor Sam Raimi trouxe três filmes que, juntos, se transformaram em uma das sagas mais notáveis de terror: Uma Noite Alucinante (1981), Uma Noite Alucinante II (1987), Uma Noite Alucinante III (1992). A franquia é repleta de violência e cenas trash, mas com aquela parte hilária dos filmes de terror dos anos 80.

Trilogia
Trilogia "A Morte do Demônio"

 

5. Toy Story

Entre as trilogias mais famosas, está Toy Story, caracterizando uma revolução cinematográfica com esse longa de animação digital dos estúdios Pixar. Ele é dividido em três partes: Toy Story (1995), Toy Story II (1999) e Toy Story III (2010). A saga foi indicada para um total de 9 Oscars e ganhou 2 estatuetas. O terceiro episódio continua sendo a animação de maior sucesso de todos os tempos.

Trilogia
Trilogia "Toy Story"

 

6. Matrix

Matrix, saga escrita e dirigida pelos irmãos Andy Wachowski e Lana Wachowski, trouxe para as telas do cinema três filmes que misturam ficção, mitologia, religião e artes marciais. Na época de seu lançamento, a trilogia foi um grande sucesso de bilheteria, e se divide em: Matrix (1999), Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003).

Trilogia
Trilogia "Matrix"

 

7. De Volta para o Futuro

Criada e diriga por Robert Zemeckis, a saga De volta para o Futuro lança seu primeiro filme em 1985, o mais bem sucedido da trilogia e indicado a 4 Oscars. Os três são filmes divertidos com aspectos da física, sem uma mensagem específica para passar, mas mesmo assim com roteiro, fotografia e trilha sonora fantásticos que transformam essa saga uma grande obra cinematográfica. Os outros dois filmes são: De Volta para o Futuro II (1989) e De volta para o Futuro III (1990).

Trilogia
Trilogia "De Volta para o Futuro"