Nesta quinta-feira, 30 de outubro, a Lua segue firme no seu segundo dia da fase Crescente, agora já com 59,72% de visibilidade. Isso significa que o satélite já passou da "meia-lua" e a partir de agora vai continuar ganhando cada vez mais destaque no céu. A próxima mudança de fase ainda está longe, acontece só na próxima quarta-feira, dia 5 de novembro. A tendência até lá é que o brilho e tamanho da Lua continue aumentando.

Como observar a Lua Crescente hoje?

A Lua Crescente está perfeita para observação durante o começo da noite, principalmente no lado oeste do céu logo após o pôr do Sol. Procure um lugar com vista livre do horizonte e tente acompanhar o crescimento da faixa iluminada noite após noite. Use binóculos ou uma câmera com zoom para notar detalhes no "terminador", que é a linha bem marcada entre luz e sombra, onde as crateras parecem ganhar relevo.

Lua Crescente de hoje já está com mais da metade do seu disco iluminado

Calendário lunar de outubro de 2025

O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:

  • 🌕 Lua Cheia: começou em 7 de outubro, às 00h47 ✅
  • 🌗 Lua Minguante: começou em 13 de outubro, às 15h12 ✅
  • 🌑 Lua Nova: começou em 21 de outubro, às 9h25 ✅
  • 🌒 Lua Crescente: começou em 29 de outubro , às 13h20 ✅
  • 🌒 Lua Cheia: começa em 5 de novembro , às 10h29 ✅

Quantas fases a Lua tem?

O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.

Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Curiosidade do dia 🤔

No fim da fase Crescente, a Lua se afasta do horizonte a cada noite, ganhando altura e ficando visível por mais tempo. O crescente também provoca diferença de brilho no solo terrestre: noites sem lua cheia, mas com boa ilumi­nação, são ideais para estudos de adaptação animal e pesquisa sobre luminosidade natural nas cidades e áreas rurais.

O que muda com a Lua cada vez maior?

Com quase 60% do disco iluminado, a Lua já começa a clarear mais a noite, tornando algumas estrelas menos visíveis, e também proporcionando belíssimas paisagens para fotos e contemplação. O "terminador" é o local preferido dos astrônomos: é ali que as sombras revelam detalhes únicos do relevo lunar.

Além da beleza, essa fase da Lua também tem associação com outras coisas da natureza ou cultural. Por exemplo, a Lua Crescente influencia diureto nas marés e até na marcação de épocas de plantio em diversos calendários tradicionais.

Próximos fenômenos astronômicos:

  • Lua Cheia: prevista para 04/11, trará o ápice do brilho lunar.
  • Meteoros Orionidas: ainda podem ser vistos nos próximos dias, especialmente perto do amanhecer.
  • Saturno e Júpiter: excelentes para observação a olho nu ou com instrumentos.

Fique de olho na próxima fase da Lua e nas novidades que trazemos todo dia para quem ama astronomia e o céu noturno!

👉 Aproveite e fique por dentro de outros conteúdos que criamos aqui no Oficina da Net. Veja a lista completa com os lançamentos da Netflix, HBO Max, Prime Video e Disney Plus durante essa semana. Confira também os filmes que vão passar na Sessão da Tarde na Globo desta semana.