Nesta terça-feira, 21 de outubro, começa oficialmente a fase da Lua Nova de outubro. a mudança de fase está prevista para acontecer às 09h25, quando a Lua ficará completamente invisível para nós aqui na Terra, já que o lado iluminado está voltado para o Sol. Isso quer dizer que a partir de hoje, a Lua ficará sumida e as noites ficarão bem escuras, o que pode ser bom para quem gosta de observar o céu "escuro de verdade".

O que esperar da Lua Nova?

Durante alguns dias, a Lua não será vista no céu noturno. Esse "apagão lunar" é justamente o que favorece a observação de objetos de céu profundo, como nebulosas, aglomerados e galáxias. Também é o melhor momento do mês para quem quer fazer astrofotografia ou apenas se encantar com uma noite repleta de estrelas invisíveis nas fases mais iluminadas da Lua.

Calendário lunar de outubro de 2025

O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:

  • 🌕 Lua Cheia: começou em 7 de outubro, às 00h47 ✅
  • 🌗 Lua Minguante: começou em 13 de outubro, às 15h12 ✅
  • 🌑 Lua Nova: começou em 21 de outubro, às 9h25 ✅
  • 🌒 Lua Crescente: iniciou em 29 de outubro , às 13h20

Dica de observação para hoje

Sem o brilho da Lua, fica fácil enxergar galáxias e outros objetos distantes nessa época
Sem o brilho da Lua, fica fácil enxergar galáxias e outros objetos distantes nessa época

Se estiver em local sem muita luz urbana, aproveite para tentar encontrar astros menos visíveis em outras fases: tente enxergar a Via Láctea, registrar planetas ao entardecer (Saturno segue brilhando ao leste) ou apenas relaxar admirando um céu tão estrelado quanto nas melhores noites do ano.

E atenção: a chuva de meteoros Orionidas tem seu pico entre esta noite e a próxima madrugada. Esses "rasantes de fogo" cortando o céu devem ser visíveis do interior até as grandes cidades, desde que o clima ajude!

Quantas fases a Lua tem?

O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.

Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:

Fases da Lua
  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Quarto crescente
  4. Crescente gibosa
  5. Lua cheia
  6. Minguante gibosa
  7. Quarto minguante
  8. Lua minguante

Curiosidade do dia 🤔

Na Lua Nova, a ausência de brilho lunar facilita pesquisas de campo em astronomia. Astrônomos, por exemplo, costumam agendar experimentos para observar galáxias e outros objetos distantes especialmente nessa época, justamente para fugir do "farol natural" que a Lua cheia representa.

Próximos fenômenos astronômicos:

  • Lua Crescente: retorna em 29/10
  • Chuva de meteoros Orionidas: hoje e amanhã na madrugada
  • Saturno e outros planetas: ainda visíveis para quem olhar ao leste após o pôr do Sol.

Fique de olho na próxima fase da Lua e nas novidades que trazemos todo dia para quem ama astronomia e o céu noturno!

👉 Aproveite e fique por dentro de outros conteúdos que criamos aqui no Oficina da Net. Veja a lista completa com os lançamentos da Netflix, HBO Max, Prime Video e Disney Plus durante essa semana. Confira também os jogos que vão lançar durante essa semana e os filmes que vão passar na Sessão da Tarde da Globo.