Sismólogos Yang e Song, da Universidade de Pequim, apresentaram um estudo onde mostrou desaceleração do núcleo da Terra, ele parou de girar mais rápido que o próprio planeta. Foi o que demonstrou o estudo feito a partir de terremotos ocorridos nas últimas seis décadas.

Em entrevista ao jornal "El Pais", da Espanha, um dos autores do estudo, Song explicou que: "Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança".

A redução da velocidade do núcleo interno da Terra tem um impacto significativo no funcionamento do planeta, incluindo a duração dos dias, o mar e o clima. Isso foi comprovado em 2009, quando foi detectada uma diminuição na velocidade do núcleo interno, o que afetou os campos gravitacionais e magnéticos da Terra. Essa alteração tem uma relação direta com a rotação do planeta em torno de seu próprio eixo, afetando, por exemplo, o tempo de um dia.

"Acreditamos que o núcleo interno gira, em relação à superfície da Terra, para frente e para trás, como um balanço", disseram os pesquisadores em outra entrevista à agência de notícias France-Presse (AFP). Essa diferença de direção pode afetar a duração do dia, segundo os pesquisadores, levemente, mas pode.

Esse estudo dos chineses, pode ajudar a desvendar alguns mistérios de como funciona e qual o papel do núcleo interno da Terra para o campo magnético. O núcleo da Terra é a camada mais interna do planeta e é dividido em dois componentes: o núcleo externo, que é líquido e compõe cerca de 84% do volume total do núcleo, e o núcleo interno, que é sólido e compõe cerca de 16% do volume total do núcleo. O núcleo externo é composto principalmente por ferro e níquel e é responsável por gerar o campo magnético da Terra. O núcleo interno é composto principalmente por ferro e é responsável por gerar o calor interno do planeta, que é importante para as placas tectônicas e para a formação de vulcões.

As camadas da Terra

Camadas terrestres

A Terra é composta por várias camadas, cada uma com suas próprias características e propriedades. Essas camadas são:

1. A crosta terrestre: é a camada mais externa da Terra e é composta principalmente por rochas silicatadas. É a camada onde encontramos a maioria dos continentes e oceanos.
  2. A litosfera: é a camada superior da crosta terrestre e é composta por rochas sólidas. É a camada onde ocorrem as placas tectônicas e os terremotos.
  3. A manto: é a camada intermediária da Terra e é composta principalmente por rochas silicatadas. É a camada responsável pela tectônica de placas e pelos vulcões.
  4. O núcleo: é a camada mais interna da Terra e é dividido em dois componentes: o núcleo externo, que é líquido, e o núcleo interno, que é sólido. O núcleo é responsável por gerar o campo magnético da Terra e pelo calor interno.
  5. O mesosfera é a camada entre a litosfera e a ionosfera, é onde ocorrem as auroras boreais e austrais.