Neste último final de semana a norte americana Kathy Dwyer Sullivan marcou a história pela segunda vez. Quase 25 anos depois de ter sido a primeira mulher dos EUA a andar no espaço, Kathy agora se torna a primeira mulher a alcançar o Challanger Deep, o ponto mais profundo dos oceanos da Terra.

O ponto mais profundo nos oceanos de nosso planeta chama-se Challenger Deep e fica a incríveis 11Km abaixo da superfície do mar no Oceano Pacífico, dentro da Fossa das Marianas que fica a 320 quilômetros da ilha de Guam no Mar das Filipinas. Kathy foi a oitava pessoa a chegar no local segundo a EYOS Expeditions, empresa responsável pela missão.

Com 68 anos, Kathy copilotou um submarino chamado Limiting Factor com o aventureiro e investidor milionário Victor Vescovo. Após voltarem a superfície, Victor postou na rede social Twitter dizendo:

"Apenas voltando do Challenger Deep! Minha co-piloto foi a Dra. Kathy Sullivan - agora a primeira mulher no fundo do oceano, ex-astronauta e administradora da NOAA! Meus grandes parabéns a ela! Esta foi a minha terceira vez nestas profundezas do oceano. Belo trabalho realizado pela equipe, Triton e EYOS."

Kathy Dwyer Sullivan e Victor Vescovo após seu mergulho de 11Km no Challenger Deep. Fonte: Enrique Alvarez
Kathy Dwyer Sullivan e Victor Vescovo após seu mergulho de 11Km no Challenger Deep. Fonte: Enrique Alvarez

A primeira coisa que a dupla fez ao voltar a superfície foi mandar uma mensagem para os astronautas da Estação Especial Internacional (ISS ou International Space Station).

"Como oceanógrafa e astronauta, este foi o dia na minha vida - ver a "paisagem lunar" do Challenger Deep e comparar notas de meus colegas da ISS (International Space Station)."

Kathy Dwyer Sullivan durante caminhada espacial no ônibus espacial Challanger em 1984. Fonte: NASA
Kathy Dwyer Sullivan durante caminhada espacial no ônibus espacial Challanger em 1984. Fonte: NASA

Kathy e Victor passaram aproximadamente 10 horas dentro do submarino Limiting Factor, construído pela Triton Submarines e pela Caladan Oceanic. Foram quatro horas para descer até a profundidade de 11Km, onde ficaram uma hora e meia no fundo do oceano, e mais 4 horas para subir até a superfície do mar.

O sócio e fundador da EYOS disse em um comunicado em março:

"Este é o destino mais exclusivo da Terra. Mais pessoas estiveram na lua do que no fundo do oceano."

O submarino Limiting Factor possui um casco feito em titânio de 3,5 polegadas de espessura e é o único no mundo capaz de realizar o mergulho ao Challenger Deep mais de uma vez, suportando pressões extremas.

O que achou deste feito? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!