SpaceX realiza com sucesso novo lançamento de satélites Starlink

A SpaceX realizou um novo lançamento de mais de 60 satélites Starlink na tarde de ontem após incidente no lançamento anterior realizado em março.

Lançamento do Falcom Heavy da SpaceX - Divulgação SpaceX
Lançamento do Falcom Heavy da SpaceX - Divulgação SpaceX

Na quarta-feira, 22 de abril, a SpaceX lançou novamente satélites Starlink às 16h37 no horário de Brasília. A partir do Complexo de Lançamento 39ª do Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, EUA, o foguete Falcon 9 decolou para enviar mais de 60 satélites que agora incrementam uma frota de 422 satélites em órbita terrestre baixa.

O lançamento do Falcon 9 estava previsto para 30 de março, mas havia sido suspenso pela Força Espacial dos Estados Unidos. Também havia a possibilidade de mais atrasos pela pandemia de coronavírus em todo o mundo, mas a SpaceX manteve o calendário.

Outro lançamento já havia sido realizado em março desse ano, que também enviou outros 60 foguetes, decolagem essa marcada por um incidente de incêndio em um dos motores. Contudo, a missão foi concluída com sucesso e após mais de um mês de investigações, o próprio Elon Musck revelou ontem no Twitter que a causa do fogo teria sido uma pequena quantidade de desinfetante que entrou no sistema.

Diferente de lançamentos anteriores, a SpaceX foi bem-sucedida em recuperar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 através de um navio drone que aguardava sua queda no Oceano Atlântico. Em lançamentos passados, os mesmos estágios de foguetes não foram recuperados com sucesso. Se trata do boost utilizado nos lançamentos Starlink que rendeu até mesmo uma live e aplausos durante a recuperação, se tornando somente a quarta bem-sucedida no programa Starlink.

Os satélites foram implementados com sucesso em órbita apenas 9 minutos após o lançamento que se tornou o sétimo com sucesso em todo o programa Starlink. Mais satélites devem ser lançados ao longo de todo 2020 com o intuito de implementar conectividade de alta velocidade e baixa latência em algumas partes dos Estados Unidos e do Canadá ainda este ano.

Para que se inicie uma oferta de rede, seriam necessários de 400 a 800 satélites Starlink em órbita e operantes, com 422 atualmente já se torna possível uma oferta inaugural, mas a SpaceX deverá subir mais esses números para que eles comecem a efetivamente operar. No final, a empresa espacial prevê uma frota de 30 mil satélites, podendo chegar até mesmo a 42 mil, mediante a aprovações futuras.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso
Roda Liso

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso

Analisamos o novo MOTO G60 em onze diferentes jogos de Play Store, dentre eles, Free Fire, Fortnite, PUBG, Call of Duty Mobile, Genshin Impact e outros. Como é jogar com o Moto G60?

Evolução! Protótipo Starship SN15 da SpaceX realiza pouso bem sucedido
Ciência

Evolução! Protótipo Starship SN15 da SpaceX realiza pouso bem sucedido

O protótipo SN15 da SpaceX realizou um feito histórico para a empresa nesta semana: um pouso bem sucedido. O foguete retornou em segurança ao solo pela primeira vez após várias tentativas falhas.

SpaceX lança novo foguete com 60 satélites de internet Starlink
SpaceX

SpaceX lança novo foguete com 60 satélites de internet Starlink

A empresa de Elon Musk lançou um novo lote de satélites para o projeto de internet Starlink, que agora possui 1.440 unidades na órbita da Terra. Confira!

Artemis: NASA quer obrigar SpaceX a realizar um primeiro voo não tripulado à Lua
NASA

Artemis: NASA quer obrigar SpaceX a realizar um primeiro voo não tripulado à Lua

Após acordo de US$ 2,9 bilhões, NASA quer obrigar companhia de Elon Musk a fazer um primeiro voo não tripulado à Lua, com objetivo de evitar falhas e possíveis desastres. Confira!

SpaceX: quarto teste de voo da Starship fracassa e explode na aterrissagem
SpaceX

SpaceX: quarto teste de voo da Starship fracassa e explode na aterrissagem

De novo, novamente e mais uma vez: depois de três tentativas sem sucesso, o foguete SN11 repete fracasso de seus antecessores em novo teste de voo. Confira!

Elon Musk revela o motivo do protótipo SN10 ter explodido após o pouso
Ciência

Elon Musk revela o motivo do protótipo SN10 ter explodido após o pouso

No começo do mês a SpaceX realizou testes bem sucedidos do Starship SN10, que explodiu minutos após o pouso. Elon Musk comentou sobre as falhas que levaram o foguete a explodir.