Problemas para se concentrar? Conheça a técnica Pomodoro e sua extensão para Google Chrome

Criada em 1980, essa técnica ainda é extremamente usada. O melhor de tudo é que agora existem extensões para navegadores dela, ajudando ainda mais a manter o foco.

Por Ciência Pular para comentários
Problemas para se concentrar? Conheça a técnica Pomodoro e sua extensão para Google Chrome

Nem sempre estamos 100% focados no que fazemos. O celular vibrando, um barulho na rua ou uma conversa entre colegas de trabalho pode ser o suficiente para fazer com que a gente se distraia. Mas existe uma solução para isso: Pomodoro, uma técnica de concentração famosa e que funciona bastante!

Antes eu fazia o Pomodoro apenas com meu celular. Depois, descobri que existe uma extensão para o Google Chrome da técnica, o que me ajudou mais ainda - já que não precisava ficar com meu celular por perto. Neste artigo vamos contar como funciona o Pomodoro e mostrar a extensão do Chrome.

O que é e como funciona a técnica Pomodoro?

O Pomodoro foi criado em 1980 com o intuito de estimular o cérebro e aumentar o foco durante a execução de algumas tarefas. É uma técnica baseada no controle de tempo, onde o trabalho é realizado em um período de 25 minutos e há intervalos de 5 minutos. Vamos ao passo a passo:

1) Determine suas tarefas

O primeiro passo do Pomodoro consiste em determinar qual sua tarefa. É terminar de escrever ou ler um texto? Fazer uma lista de exercícios de matemática? Analisar uma tabela no Excel? Enfim, determine qual é a tarefa (ou tarefas) que deseja realizar naquele dia ou momento e já se prepare para ela: ligue o computador, organize sua área de trabalho, pegue água, sente-se confortavelmente, etc.

A primeira parte do Pomodoro consiste em fazer uma lista de tarefas a serem cumpridas (ou apenas determinar qual seu objetivo naquele momento).
A primeira parte do Pomodoro consiste em fazer uma lista de tarefas a serem cumpridas (ou apenas determinar qual seu objetivo naquele momento).

2) 1º Pomodoro: 25 minutos

Depois de preparado para começar a sua tarefa, você coloca o primeiro timer - ou Pomodoro, na linguagem da técnica - de 25 minutos. Neste tempo você não pode fazer outra coisa que não o que você determinou. É difícil no começo, mas confie em mim: insista nessa concentração, vale a pena.

Nome Pomodoro se deu porque o criador da técnica usou um timer de tomate para controlar seu tempo.
Nome Pomodoro se deu porque o criador da técnica usou um timer de tomate para controlar seu tempo.

Mas e se eu lembrar que preciso ligar para uma pessoa, ou responder um e-mail? Anote em algum lugar o que você precisa fazer e continue focando na sua tarefa. Quando houver um intervalo, você poderá realizar essas outras coisas.

3) Intervalo de 5 minutos

Passado os 25 minutos, vem 5 minutos de intervalo. O ideal é que você se levante, alongue-se, faça algo movimentando seu corpo. Mas claro, também pode responder aquela mensagem no WhatsApp ou ligar para alguém importante, se for o caso.

Durante os intervalos, é interessante se alongar ou fazer algum movimento físico.
Durante os intervalos, é interessante se alongar ou fazer algum movimento físico.

4) Repita quatro vezes e faça um intervalo maior

Depois de quatro Pomodoros (ou seja, 100 minutos de foco e 20 minutos de intervalo) você merece um descanso maior. Por isso, tire 25 minutos para fazer o que quiser. Vá tomar um ar, conversar com alguém, enfim, fazer coisas que refresquem a mente e não exijam muito.

Marinara, o Pomodoro para Google Chrome

Como dito anteriormente, era muito comum usar meu alarme do celular para fazer o Pomodoro. Mas isso me forçava a manter o celular por perto - e era uma tentação evitar checar se alguém tinha mandado alguma mensagem ou que seja.

Marinara é a extensão para Google Chrome do Pomodoro.
Marinara é a extensão para Google Chrome do Pomodoro.

Foi quando descobri o Marinara, uma extensão do Pomodoro para Google Chrome. Além de também ter nome de tomate, essa extensão é perfeita para caso você não esteja sozinho enquanto executa sua tarefa. Isso porque ela é silenciosa, diferentemente de um alarme de celular que não só vai te assustar quando estiver extremamente concentrado, como todos ao seu redor.

Com o Marinara, um tomatinho aparece no topo do navegador marcando o tempo do seu Pomodoro. Quando encerra esse período, aparece uma mensagem na tela dizendo que seu tempo acabou e que é hora de um intervalo pequeno. O mesmo ocorre quando o intervalo acaba e assim vai.

Marinara mostra esse aviso na tela do computador para alertar que o intervalo acabou.
Marinara mostra esse aviso na tela do computador para alertar que o intervalo acabou.
Outra função interessante do Marinara é que ele faz um histórico de Pomodoros que foram realizados no dia, semana e mês. Assim, é possível ver seu progresso ao longo do tempo. É importante ressaltar que é possível controlar o Marinara: pausar o timer, reiniciá-lo, etc.

Críticas

Apesar de ser uma técnica excelente, o Pomodoro não está isento de críticas. A principal dela, ao meu ver, é que às vezes você está extremamente concentrado e produtivo quando acaba seu tempo. Você então tira cinco minutos de intervalo e, ao voltar, já não tem a mesma concentração nem produtividade.

Nesses casos, o que eu costumo fazer é compensar o tempo. Então se fico dois minutos do meu descanso ainda realizando o que tenho que fazer, tiro dois minutos para descanso do próximo Pomodoro.

Conheço pessoas que pausam o timer quando isso ocorre e, quando finalizam o raciocínio, voltam a rodar. Enfim, varia de pessoa para pessoa e da forma como funciona sua produtividade.

E você, já testou a técnica Pomodoro? Conhece extensões para navegadores? Comente aqui!

Leia também: Como é um PC da NASA de verdade?. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários