Laser ultra-tecnológico poderia rasgar o tecido do espaço-tempo

Como se fosse um grande sabre de luz, cientistas desenvolvem um poderosíssimo laser, (hipoteticamente) capaz de rasgar o tecido do espaço-tempo.

Por Ciência Pular para comentários
Laser ultra-tecnológico poderia rasgar o tecido do espaço-tempo

A prestigiada revista de física acadêmica Physical Review Letters publicou um artigo esta semana sobre uma tecnologia laser de ponta. Embora as conclusões do artigo tenham sido bastante monótonas e cheias de jargões técnicos, o principal blog de tecnologia Ars Technica descreveu a situação de forma bastante interessante. Segundo o blog, este laser seria capaz de penetrar 'o tecido do espaço-tempo'.

Agora, a idéia por trás do trabalho de pesquisa da Université Paris-Saclay é que o laser seja usado junto com um espelho de plasma, um material super quente, focalize o raio. No entantoa principal advertência com esses lasers poderosos é que eles rasgam tudo o que é usado para focalizar o feixe, deixando apenas elétrons e núcleos!

Laser pode rasgar espaço-tempo.Laser poderia rasgar o espaço-tempo.

Os pesquisadores poderiam usar os "espelhos de plasma" para rasgar o tecido do espaço e do tempo. Embora pareça muito hipotético, o escritor do blog, Chris Lee, acredita que isso é possível na realidade.

O plasma é um gás de partículas condutoras, com elétrons ligados de forma frágil. Quando a luz é projetada sobre o plasma, esses elétrons são acelerados, e seguem qualquer que seja o caminho do campo elétrico da luz. Enquanto isso, os elétrons absorvem e reemitem a luz na direção oposta. Resumindo: a luz volta do plasma quase destruído, e o laser não pode mais danificá-lo.

Esse laser de alta potência pode ser modelado usando um pulso de laser de baixa potência em terawatt para criar o espelho e, em seguida, basta exibi-lo sobre tudo em apenas alguns picossegundos (medida de: 1 × 10-12 segundos) depois!

Em teoria, é surpreendente, mas ainda não se sabe se funciona, afinal, o laser superpoderoso ainda não foi testado.

Mais sobre: ciencia, laser, espaco-tempo
Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Últimas notícias