O observatório da NASA foi responsável pela captura e uma série estranha de imagens em que a Lua aparece atravessando o Sol como de costume, porém, desta vez, ela fez uma pequena pausa e mudou de direção logo em seguida.

Os astrônomos, considerando a situação, constataram que o fenômeno é na verdade uma ilusão de ótica. O Observatório Dinâmico Solar (SDO, em inglês) está orbitando atualmente em torno da Terra sendo que o satélite da NASA costuma capturar com frequência o trânsito lunar.

O que é incomum é que a Lua parecia se mover da esquerda para a direita por cima do Sol, mas após uma pausa pequena acaba invertendo seu movimento, o que não é considerado normal. 

O comportamento não é o aguardado da Lua, já que ela é um objeto preso a uma órbita imutável, sendo que orbita de forma unidirecional em torno da Terra.

Porém, existe uma explicação plausível para tudo isso. A ilusão ótica que ocorre quando "um corpo celeste parece se mover para trás devido ao movimento dos vários objetos em diversas velocidades e em diferentes pontos de suas órbitas", indica a NASA.

O astrônomo Christopher Crockett diz que o movimento é semelhante a de um carro passando na estrada, assim, quando alguém se aproxima de carro mais lento, ele parece estar se movendo na mesma direção que a sua. No entanto, na medida em que se aproxima e o passa, o automóvel parece se mover para trás apenas por um instante. Quando se está na frente, o carro parece retomar o seu percurso natural.

A mesma explicação é dada quando a Terra passa por planetas considerados mais lentos, como a Júpiter, Marte ou Saturno, que parece andar para trás. Deste modo, o efeito causado na Lua ocorre pelo ponto de vista do observatório na órbita da Terra que causa o efeito visual.