Nesta segunda - feira (14) um gigante asteroide foi identificado pela NASA nas primeiras horas do dia, passando "próximo" da Terra. Chamado pela NASA como Asteroide 2019 AG3, o corpo celeste, despertou o chamado "Earth Close Approach", passagem próxima do planeta.

Os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, detectaram o asteroide passando às 2h18 GMT, ou seja, no horário de Brasília, às 00h18. Mesmo que a NASA acredite que não teremos nenhum asteroide atingindo a Terra em breve, os cientistas creem que o fenômeno deve ser rastreado.

Isso porque o asteroide AG3 tem tamanho de 64 a 140 metros de diâmetro. Ele teria o dobro da envergadura de um Boening 747. Com base nisso, caso este asteroide se aproxime ainda mais da Terra, ele poderá ser considerado um asteroide potencialmente perigoso, lugar hoje ocupado atualmente pelo asteroide Apollo, que a princípio teria um diâmetro equivalente a 7 Km.

Asteroide 2019 AG3
Asteroide 2019 AG3

Objetos com mais de 140 metros de diâmetro que passam perto da Terra teriam um grande potencial de causar danos, caso adentre em regiões ou continentes. Isso porque atingiriam a Terra com uma energia mínima de 60 megatons, considerado mais perigoso do que uma arma nuclear.

De acordo com a NASA, o asteroide AG3 voou a mais de 14,62 Km/s. O AG3 teria desviado da Terra a cerca de 4,9 milhões de Km, o que equivale a 12,86 vezes a distância da Terra à Lua.

Aproximadamente um terço dos 25.000 objetos próximos à Terra que possuem no mínimo 140 metros de diâmetro, foram catalogados pela NASA e seus parceiros.

Via: Sputnik