A sonda TESS, que está em missão desde abril de 2018, encontrou um novo planeta fora do sistema solar.  O planeta recém descoberto foi batizado de HD 21749b, e está localizado a 53 anos-luz da Terra. A divulgação da descoberta ocorreu na segunda-feira (7).

ATESS foi desenvolvido pela NASA com colaboração do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A pesquisadora Diana Dragomir, que está envolvida no projeto no MIT, disse que o novo planeta parece uma bola "estranha" rochosa e com "algum gás". Ele é três vezes maior que a Terra.

Sonda Tess. Foto: NASA
Sonda Tess. Foto: NASA

A descoberta foi feita em Seattle, em uma reunião da Sociedade Astronômica dos Estados Unidos. Diana disse que o HD 201749b gira em torno de uma estrela e possui órbita de 36 dias. De acordo ainda com a pesquisadora,  os cálculos mostram que a temperatura na superfície do planeta é de aproximadamente 300 graus Fahrenheit (cerca de 148°C).

A equipe de pesquisadores detectou ainda indícios de que poderia ser um segundo planeta naquele sistema com uma órbita muito menor, de somente sete ou oito dias, e que ainda poderia ser o primeiro do tamanho da Terra descoberto pelo TESS.

O TESS é responsável por buscar exoplanetas (planetas fora do sistema solar) orbitando estrelas, estando baseado em dados já coletados pelo telescópio espacial Kepler, que está em órbita há nove anos, e já confirmou a existência de 2,6 mil planetas.

George R. Ricker, disse ainda que o satélite já descobriu 203 planetas possíveis, sendo que três foram confirmados por telescópios terrestres,  além do HD 21749b, Pi Mensae e LHS 3844b.

Fonte: Nasa | Via G1