De acordo com os cientistas, o Sol nasceu há 4,6 bilhões de anos e, juntamente com ele, outras estrelas também. Na ocasião, o amontoado de moléculas, gases e poeira interestelar criou objetos com composições e ainda características semelhantes. No entanto, tais irmãs acabaram sendo separadas e se espalharam pela galáxia.

Uma pesquisa publicada nesta semana na revista Astronomy & Astrophysics revelou ter encontrado uma estrela semelhante ao Sol. Chamada de HD 186302, está localizada a 184 anos-luz da Terra. A equipe de pesquisadores, que é liderada por Vardan Adibekyan, da Universidade do Porto, em Portugal, foi quem encontrou a irmã gêmea do Sol. O grupo analisou mais de 17 mil estrelas catalogadas pelo Observatório Europeu do Sul.

Do banco de dados, 55 estrelas foram pré-selecionadas por apresentar características semelhantes às do Sol, e com isso, análises minuciosas da composição química de cada uma vez com que fosse encontrada a HD 186302. O tamanho da HD 186302 é um pouco maior ao do Sol, e sua superfície, composição e idade são similares.

Astrônomos encontram estrela que pode ser considerada irmã gêmea do Sol.
Astrônomos encontram estrela que pode ser considerada irmã gêmea do Sol.

"Como não há muitas informações sobre o passado do Sol, estudar essas estrelas pode nos ajudar a entender onde e em que condições ele se formou na galáxia", disse Vardan ao site Phys.org

O Sol possui no seu sistema o único planeta conhecido por abrigar vida, sendo assim, encontrar uma estrela "gêmea" com tamanho, idade, luminosidade, temperatura e composição química semelhantes pode significar que, em caso desse outro astro também tenha formado o seu próprio sistema de planetas e luas, pode haver vida também.

Para Adibekyan, "se tivermos sorte, e nosso candidato tiver um planeta, e o planeta for rochoso, na zona habitável e, finalmente, se este planeta estiver contaminado pelas sementes vitais que atingiram a Terra, então teremos o que se poderia sonhar".

Fonte: Sciencealert