A Agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, disse na segunda-feira (20), que foram identificados dois pólos na Lua, o que comprova a existência de superfícies de gelo. Tais áreas são mais escuras, e estão distribuídas de forma irregular. Além disso, possuem características de características de formações antigas e distintas.

No pólo sul, a maior parte do gelo está concentrada em crateras lunares, já no norte aparece mais distribuído, mesmo que em menor quantidade.

O trabalho em questão foi realizado por cientistas da Universidade do Havaí, Brown University e do Centro de Pesquisas da NASA. A equipe está sendo liderada pelos pesquisadores Shuai Li, da Universidade do Havaí e Brown University, e Richard Elphic, da Nasa.

NASA diz que Lua possui dois depósitos de gelo.

Para a descoberta, os cientistas usaram dados obtidos por um instrumento chamado Moon Mineralogy Mapper (M3), da agência espacial americana, que acabou identificando os aspectos específicos sobre a existência do gelo, água e também vapor.

O M3, que está acoplado a nave não tripulada Chandrayann-1, que foi lançada em 2008, conseguiu identificar a presença de gelo sólido na Lua, coletando informações que o distinguem d água líquida e ainda de vapor.

De acordo com a NASA, a maior parte o gelo descoberto está situado nas crateras do lado norte, já que no local as temperaturas são baixíssimas em razão da inclinação do eixo de rotação da Lua, já que a luz não chega a essa região.

No caso do lado sul, a formação do gelo pode ser explicada por outros fenômenos, como o próprio movimento do sistema solar.

Em futuras missões lunares os cientistas poderão usar o gelo como um recurso e até mesmo podendo ser estudado de modo mais detalhado.