O céu terá um grande espetáculo nesta quarta-feira (31), isso porque será o palco de três fenômenos lunares ao mesmo tempo, ou seja, o encontro da Superlua, a Lua Azul e a Lua de Sangue.

No entanto, de acordo com informações da NASA o fenômeno não será visível no Brasil, com exceção de poucas regiões do extremo norte. Porém, a tecnologia será uma grande aliada daqueles que pretendem assistir o fenômeno, o evento astronômico será transmitido ao vivo pela agência espacial americana.

Superlua Azul de Sangue
Superlua Azul de Sangue

A transmissão começa a partir das 8h30 (horário de Brasília), enquanto que no fuso horário Oriental, tem início as 5h30. Para acompanhar, acesse a NASA TV pelo app da agência para smartphones, tanto Android como iPhone (iOS). Além disso, a transmissão também pode ser acompanhada pelo Twitter e no site oficial da NASA.

Entenda o Eclipse Lunar

A ocorrência no mesmo dia destes três fenômenos ocorreu pela ultima vez a 150 anos atrás, o que o torna raro. De acordo com especialistas, a "Superlua Azul de Sangue" será visível na costa oeste dos Estados Unidos e nas regiões da Oceania, Extremo Oriente Russo e Oriente Médio.

O fenômeno Lua de Sangue como vem sendo chamado, ocorre pelo fato da lua passar pela sombra da Terra, mas ao invés de desaparecer dá origem há uma coloração avermelhada. No que tange a Lua Azul ela não se refere à cor do corpo celeste, mas é assim designada para enfatizar a ocorrência do fenômeno, que no caso dá origem a uma segunda lua cheia no mês.

Locais em que será visível
Locais em que será visível

O espetáculo é ainda maior, porque hoje também é dia de Superlua. Os dois elementos combinados aumentam a Lua em tamanho e luminosidade. Quem perder este fenômeno, somente terá outra oportunidade similar em 21 de janeiro de 2019, quando haverá uma "Superlua de Sangue".

Transmissão pela NASA

Veja abaixo os canais oficiais em que a agência espacial norte-americana fará a transmissão ao vivo do eclipse lunar desta quarta-feira (31).

  • NASA TV pelo aplicativo para Android e iPhone (iOS), disponíveis na Apple Store e na Google Play Store
  • NASA TV pelo site oficial da agência espacial (nasa.gov/multimedia/nasatv)
  • Conta da NASA no Twitter dedicada a fenômenos lunares (@NASAmoon)