Oficina da Net Logo

Sonda Cassini mostra imagens inéditas dos anéis de Saturno

Sonda Cassini deverá perder contato com a Terra em 15 de setembro.

Por | @oficinadanet Ciência Pular para comentários

Desde 2004, a sonda Cassini vem fornecendo dados relevantes sobre Saturno e seus vários satélites naturais. Agora, porém, ela está realizando o seu último voo antes de ser desativada e cair sobre a superfície do astro. No último dia 20 de agosto, a espaçonave passou entre o planeta e os famosos anéis, e em quatro minutos, registrou 21 fotos.

"A missão tem sido insanamente, descontroladamente, lindamente bem sucedida, e está chegando a um fim em cerca de duas semanas", disse Curt Niebur, cientista do programa Cassini, em teleconferência com repórteres no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia.

Sonda Cassini. Foto: NASASonda Cassini. Foto: NASA

Leia também: Leia em destaque: Sirius, a mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil.

As imagens feitas pela sonda mostram um ponto de vista um tanto quanto diferenciado dos anéis, podendo ser vistos de sua parte interna, através do lado do planeta. Com isso, é possível visualizar os diferentes anéis de Saturno. No primeiro plano e acinzentado, o anel C; mais brilhante, o anel B, bem como o novo espaço vazio entre os anéis A e B, com cerca de 4,8 mil quilômetros, sendo chamado de “Divisão Cassini”; e mais distante e também menos visível, o anel A.

As fotos feitas foram transformadas em um pequeno filme que exibe a movimentação da sonda Cassini entre os anéis de Saturno. As imagens foram feitas em resolução de 512 X 512, o que permitiu mais delas em um pequeno espaço de tempo durante a passagem da espaçonave.

Imagens dos anéis de Saturno. Imagens dos anéis de Saturno.

De acordo com a Nasa, a nave irá fornecer dados praticamente em tempo real sobre a atmosfera até perder contato com a Terra às 08h54 de 15 de setembro, no horário de Brasília.

MAIS SOBRE: #NASA  #Cassini  #Saturno  #ciência
Comentários
Carregar comentários