ChatGPT, Bing Chat e Google Bard são alguns dos assuntos mais comentados do momento e devem fazer cada vez mais parte da vida dos humanos durante os meses à frente. O cenário tecnológico tem dado indícios que os chatbots inteligentes vão dominar o mundo, e diversas big techs tem se empenhado em entrar nesse ramo. Mas nessa corrida, qual delas se sobressai? Vamos comparar o ChatGPT ao Google Bard.

O que é o ChatGPT?

ChatGPT é a plataforma de IA da OpenAI
ChatGPT é a plataforma de IA da OpenAI

O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês), treinada pela empresa OpenAI. Sua sigla significa "chat generative pre-trained transformer" (transformador pré-treinado gerador de conversas) e atualmente conta com uma versão gratuita e outra paga.

Especificamente, ele utiliza a arquitetura Transformer, que é capaz de capturar dependências de longo alcance em textos, permitindo que o modelo entenda e gere textos coerentes e relevantes em resposta às solicitações dos usuários. O modelo é treinado em grandes conjuntos de dados de texto e é capaz de aprender e se adaptar a diferentes tópicos e estilos de linguagem.

Prós 💚

O ChatGPT tem uma linguagem natural e intuitiva, tão quanto a de um humano. O robô consegue responder a perguntas e pedidos de quase qualquer coisa em poucos segundos, juntando informações de várias fontes, incluindo livros, artigos e outras fontes de dados. A ferramenta também é capaz de compreender e responder em diversos idiomas.

Uma vantagem do ChatGPT é que ele pode aprender com as informações fornecidas pelos usuários, mantendo o contexto de um assunto, não havendo a necessidade de você ter que explicar exatamente o que você quer a cada pergunta que você faz.

Contras ❌

Como nem tudo são flores, o ChatGPT tem alguns pontos cruciais que é necessário ter uma certa atenção. Por exemplo, algumas respostas que a ferramenta dá podem estar incorretas, então é necessário sempre ler o que ele responde e ficar atento com informações que não são verdadeiras Alguns usuários até chegaram a relatar que uma resposta ou outra pode reforçar estereótipos e preconceitos.

Outro ponto a ser considerado é que o conhecimento do ChatGPT é limitado, com informações até o ano de 2021. No entanto, mesmo que ele não tenha a informação mais atualizada, a plataforma se recusa a responder às perguntas feitas. O resultado é que, se você não estiver atento, pode acreditar em algo que não é verdade. Um exemplo recente testado pelo Oficina da Net é que se você perguntar a ele se Pelé está vivo, a plataforma garante que sim e ainda informa a idade atual dele.

Como você pode ver, o ChatGPT ainda tem suas limitações.
Como você pode ver, o ChatGPT ainda tem suas limitações.

O que é o Bard?

Google Bard ainda não está disponível para o público
Google Bard ainda não está disponível para o público

Bard é o chatbot de inteligência artificial do Google. O mecanismo é derivado do modelo de linguagem de inteligência artificial generativo desenvolvido pelo próprio Google, o LaMDA. O LaMDA foi criado em 2017, e desde então tem sido treinado por milhões de textos disponíveis na internet para dialogar com usuários, mas nunca foi lançado para o público em geral.

Embora use uma linguagem diferente, o seu funcionamento é o mesmo do ChatGPT, com a capacidade de responder perguntas emulando um ser humano. Entretanto, o Bard ainda não está disponível para todo o público, podendo ser acessado no momento apenas nos Estados Unidos e Reino Unido para testes de alguns usuários.

Prós 💚

Como dito anteriormente, o Bard ainda não chegou para o público em geral, então não chegamos a testar a ferramenta ainda. De qualquer forma, podemos dizer que ele já pode ter uma vantagem em relação ao ChatGPT por ser mais atualizado. O Google prometeu que a sua plataforma terá acesso a internet, garantindo informações atualizadas e reais.

Contras ❌

O maior ponto negativo do Bard é que ele ainda precisa de mais amadurecimento. Para acompanhar a repentina onda criada pelo ChatGPT, o Google tentou lançar rapidamente a sua plataforma, antes mesmo dela ficar pronta. O resultado foi que o Bard cometeu uma gafe, quando respondeu uma pergunta sobre o Telescópio Espacial James Webb, no qual o Bard afirmou que o telescópio havia sido o primeiro a tirar fotos de um planeta do Sistema Solar, quando na verdade essa façanha foi realizada pelo European Very Large Telescope.

A notícia se espalhou rapidamente entre astrônomos e entusiastas da ciência, gerando críticas e questionamentos sobre a precisão do sistema. Consequentemente a Alphabet viu suas ações despencaram, com uma perda de valor de US$ 100 bilhões.

Diferenças entre o Bard e ChatGPT

Diferenças entre o ChatGPt e Google Bard
Diferenças entre o ChatGPT e Google Bard

Listamos abaixo 3 diferenças entre a plataforma do Google e da OpenAI:

1. Informações atualizadas

O Bard é um assistente virtual que tem a capacidade de responder perguntas de forma mais atualizada do que seu concorrente ChatGPT. Enquanto o banco de dados do ChatGPT se limita a informações até o ano de 2021, o Bard tem acesso às informações da internet em tempo real. Essa diferença é fundamental, já que permite que o Bard responda a perguntas mais atualizadas, como a morte recente de alguma celebridade ou data de lançamento de um celular novo da Samsung, enquanto o ChatGPT não teria essa capacidade.

No entanto, o Google alertou que o Bard ainda tem suas próprias limitações. Por exemplo, ele pode compartilhar informações erradas ou mostrar parcialidade em determinados temas, pois aprende com as informações do mundo real, onde existem opiniões, interpretações e descrições diferentes de um mesmo tema.

2. Fonte de dados

O Bard é capaz de buscar informações atualizadas na internet, enquanto o ChatGPT se limita a dados até o ano de 2021. O Google promete que sua ferramenta permite verificar as fontes usadas na pesquisa de dados, como a Wikipedia, o que garante maior precisão nas informações fornecidas.

A fonte de dados do Bard tende a ser maior que a do ChatGPT
A fonte de dados do Bard tende a ser maior que a do ChatGPT

O modelo foi desenvolvido sob o LaMDA, que embora nunca tenha sido totalmente aberto ao público, um dos engenheiros que trabalhavam com o modelo afirmou que suas respostas eram tão convincentes que ele acreditava que o programa possuía consciência própria. No entanto, essa afirmação foi negada pelo Google, que acabou demitindo o engenheiro.

3. Número de idiomas

A diferença entre o ChatGPT e o Bard não se limita apenas aos idiomas em que eles funcionam, mas também na maneira como são projetados para serem utilizados. Enquanto o ChatGPT pode ser usado em vários idiomas, com qualidade variável de resposta, o Bard está disponível apenas em inglês.

Como acessar o Bard e o ChatGPT?

O Bard, do Google, está disponível em bard.google.com, mas segue em fase de testes e ainda não foi liberado para o público geral.

Já o ChatGPT, da OpenAI, está disponível de forma gratuita e também na versão paga. Em ambos os casos, é preciso fazer um rápido cadastro no site chat.openai.com antes de começar a conversar com o chatbot.