A Nvidia é uma das fabricantes de placas gráficas mais conhecidas do mundo. Agora, a empresa divulgou o seu relatório de segurança de condução autônoma. A empresa vem há vários anos desenvolvendo "cérebros" que poderão ser usados em carros autônomos de grandes montadoras como a Volvo, Volkswagen, e a controladora da Mercedes-Benz, a Daimler. Nesta terça-feira (23), a empresa entregou o seu relatório de segurança voluntário à Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas dos EUA.

O lançamento do relatório ocorreu durante a conferência de tecnologia da GPU da Nvidia em Washington, DC, nesta semana. "Estamos dedicados a trabalhar com reguladores para implantar tecnologias de autodirigência para estradas mais seguras e eficientes, e esperamos que essa colaboração nos aproxime de uma nova era de transporte", disse um porta-voz.

Nvidia entrega relatório de segurança de carro autônomo.
Nvidia entrega relatório de segurança de carro autônomo.

A empresa, em outubro do ano passado, anunciou o lançamento do Pegasus, um sistema de acionamento super poderosos que pode suportar veículos automatizados de nível 5 que podem ser operados em qualquer lugar a qualquer momento. A Volvo no início deste mês revelou que irá fazer uso do computador Xavier da Nvidia para a sua próxima geração de veículos autônomos.

O atual relatório de segurança possui 20 páginas e destaca os "quatro pilares" da abordagem da Nvidia à tecnologia de condução autônoma: chips AI como Pegasus e Xavier que potencializam as operações dos veículos; centros de dados para processar as grandes quantidades de dados produzidos por frotas de carros autônomos, o software de simulação Drive Constellation, e aderência aos padrões de segurança federais e internacionais.

A abordagem homem-máquina é um dos pontos interessantes do relatório. O chamado Drive IX pode rastrear a cabeça e os olhos de um motorista para avaliar o quanto eles estão prestando atenção na estrada e ainda avaliar a frequência de piscar para avaliar a sonolência. O Drive IX pode ainda monitorar fora do veículo, qualquer movimentação irregular é emitido um alerta ao motorista.

A Nvidia não pretende construir uma frota de veículos autônomos, mas sim proporcionar os melhores "cérebros" para tais carros. "Nossa capacidade de combinar o poder da computação visual e de alto desempenho com inteligência artificial nos torna um parceiro inestimável para fabricantes de veículos e empresas de transporte em todo o mundo", resume a empresa.

Fonte: The Verge