Nesta segunda-feira (18), a Intel anunciou que está se unindo com a Waymo, empresa do grupo Alphabet, para o desenvolvimento de carros autônomos. A empresa ficará responsável pelo fornecimento de parte da computação para os carros guiados sem motoristas.

A parceria entre as empresas, segundo elas, deverá permitir a produção de veículos capazes de dirigir sozinhos em qualquer condição sem nenhum tipo de intervenção humana.

Carros autônomos serão comuns no futuro.

De acordo com o CEO da Intel, Brian Krzanich, a Waymo conta atualmente com a tecnologia da Intel nas minivans híbridas Chrysler Pacifica, da Fiat.

"Como a tecnologia de auto condução da Waymo se torna mais inteligente e mais capaz, seu hardware e software de alto desempenho exigirão um cálculo ainda mais poderoso e eficiente. Trabalhando em estreita colaboração com a Waymo, a Intel pode oferecer a frota de veículos da Waymo o processamento necessário para autonomia de nível 4 e 5", disse ele.

A Waymo, por sua vez, diz que o apoio da Intel em suas pesquisas irá colaborar para que a empresa possa selecionar "cuidadosamente os componentes mais adequados para a tecnologia totalmente autodirigida".

A Intel, recentemente, comprou a empresa de visão Mibileye por US$ 15,3 bilhões. Isso tudo demonstra que a empresa está em busca de movimentos mais agressivos no que diz respeito ao futuro dos carros autônomos.

A Waymo já vem somando uma série de parcerias para conseguir aumentar nas pesquisas e testes na área. A Fiat é uma das principais parceiras da companhia.